Lipor gera valor 12 vezes superior ao investimento realizado em Serviços dos Ecossistemas 

Lipor gera valor 12 vezes superior ao investimento realizado em Serviços dos Ecossistemas 

Após 20 anos a promover e implementar iniciativas, ações e projetos estratégicos em prol da defesa da natureza e da promoção da biodiversidade, tornou-se relevante para a Lipor e para os seus municípios associados, traduzir o impacto destes investimentos em benefícios sociais, ecológicos e socio-ecológicos para a comunidade que serve.

A apresentação pública do “Plano da Biodiversidade e dos Serviços dos Ecossistemas” decorre, esta quarta-feira, e conta com um debate sobre a integração e a abordagem das questões da Biodiversidade nas empresas e nas organizações.

Com base na metodologia TEEB – The Economics of Ecosystems and Biodiversity, e contando com o apoio técnico e científico da NBI, foram identificadas, quantificadas e valoradas economicamente as contribuições dos ecossistemas geridos pela Lipor para diferentes dimensões do bem-estar humano.

Com base no resultados, a Lipor refere que o valor total dos contributos gerados pela potenciação dos Serviços dos Ecossistemas promovidos pela entidade foi estimado como sendo de, pelo menos, 12 vezes superior ao investimento realizado. Em termos absolutos estimados, refira-se um investimento assumido pela Lipor de 7 milhões de euros e uma estimativa de valor total dos contributos gerados pelo Capital Natural de, pelo menos, 90 milhões de euros.

O resultado foi obtido pelo balanço entre os investimentos assumidos pela Lipor no Parque Aventura e projetos associados, nos últimos 20 anos, e a quantificação e valoração económica dos benefícios ecológicos (captura de carbono, solo, proteção contra incêndios, habitats e biodiversidade), benefícios sócio-ecológicos (hortas urbanas) e benefícios sociais (recreio, estética e sistemas de conhecimento).