Lipor instala equipamento sustentável no Parque Aventura, no âmbito do projeto ECOBULK

Lipor instala equipamento sustentável no Parque Aventura, no âmbito do projeto ECOBULK

Categoria Ambiente, Resíduos

A Lipor juntou-se ao ECOBULK, em setembro de 2016, tendo o projeto arrancado a 1 de junho de 2017, com a duração de 48 meses. Segundo a Lipor, trata-se de uma iniciativa europeia de grande escala, financiado pelo Programa Horizonte 2020, que demonstra que a reutilização, atualização, renovação e reciclagem de produtos compostos é possível, lucrativa, sustentável e atraente.

O ECOBULK conta com um grupo multidisciplinar de parceiros, que se uniu para desenvolver novas tecnologias e estratégias circulares aplicadas aos setores do mobiliário, da indústria automóvel e da construção. De acordo com a Lipor, a estratégia do projeto foi mudar as preconceções ao nível de design, manufatura, logística e comportamento do cliente, criando benefícios para o meio ambiente, a sociedade e a economia, oferecendo oportunidades de negócios ao longo de toda a cadeia de valor.

Foram elaborados novos produtos compostos demonstradores e comprovadores de que o novo modelo circular pode ser uma realidade. Os novos projetos e conceitos para móveis estão demonstrados em: Technical University Delft (Holanda); Cranfield University (Reino Unido); Warwickshire Town Hall (Reino Unido); e no Parque Aventura LIPOR (Portugal).

Neste momento, já é possível ver no Parque Aventura Lipor alguns exemplos deste projeto, como o “Abrigo para Ecoponto”, o “Banco em Árvore” e o “Abrigo para Bebedouro”, concretizando na prática novos conceitos e designs de móveis demonstrativos do potencial do modelo circular.