LIPOR integra “Programa Hectare” e reabilita floresta na área metropolitana do Porto

LIPOR integra “Programa Hectare” e reabilita floresta na área metropolitana do Porto

Categoria Ambiente, Florestas

A área metropolitana do Porto está a reabilitar as suas áreas de floresta nativa, através do recentemente criado “Programa Hectare”. O investimento anual será de 950 euros por hectare, sendo que as árvores nativas aí instaladas, devolvem à sociedade um valor anual 20 vezes superior. A LIPOR, ao abrigo deste programa, irá promover o investimento na reabilitação de 20 hectares de áreas públicas distribuídas pelos 8 Municípios da LIPOR.

Com os trabalhos já em curso, está a ser dado início aos procedimentos técnicos de manutenção nos Municípios da Maia, Matosinhos e Valongo. Os próximos Municípios a receber o “Programa Hectare” serão Vila do Conde, Espinho e Gondomar.

Este investimento está integrado no âmbito da Estratégia de Biodiversidade da LIPOR, cujo objetivo é o de “conhecer o impacto das suas atividades sobre a biodiversidade e desenvolver estratégias de minimização e/ou ações com vista à compensação desses mesmos impactos”.

Com a participação da empresa no “Programa Hectare” será garantida a sobrevivência de mais de 8.500 árvores nativas recentemente instaladas no território. Estas plantas, além de aumentarem a biodiversidade, embelezam a paisagem e valorizam o território, regulam a água no solo, retêm poluentes atmosféricos e armazenam carbono.