LIPOR investe 1,9 milhões de euros em novas viaturas para a recolha seletiva de recicláveis

LIPOR investe 1,9 milhões de euros em novas viaturas para a recolha seletiva de recicláveis

Decorreu hoje, pelas 11h00, nas instalações da Lipor em Baguim do Monte, a “Cerimónia de entrega das Novas Viaturas, de apoio à promoção da recolha seletiva de resíduos recicláveis e orgânicos, aos Municípios LIPOR”. Dignou-se presidir a este momento solene o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, estando também presentes representantes do Conselho Diretivo do POSEUR.

Foram entregues 13 viaturas, das quais nove movidas a gás natural, financiadas pelo Programa POSEUR, num investimento total de um milhão e novecentos mil euros. Este investimento, além do objetivo principal de reforçar a aposta na recolha seletiva de materiais recicláveis da Lipor e dos seus municípios associados, resulta também de uma busca por soluções alternativas que ajudem a diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos.

O gás natural é um dos combustíveis de futuro, quer em termos de custos quer em termos de impacto no ambiente, pela ausência de enxofre, hidrocarbonetos e partículas nas saídas e baixas emissões de CO2. Este é um investimento com um duplo impacto positivo – aumento das quantidades de recicláveis recolhidas e diminuição da poluição nas áreas urbanas.