Lipor premeia “Melhores Ações” no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020

Lipor premeia “Melhores Ações” no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020

Categoria Ambiente, Resíduos

Em 2021 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) vai decorrer entre os dias 20 e 28 de novembro. As inscrições e o registo de ações estão abertas até 12 de novembro de 2021, lê-se numa nota da Lipor.

Dando o pontapé de saída para esta iniciativa, decorreu esta quarta-feira, dia 29 de setembro, o “Programa de Formação” para a EWWR, destinada a todos os proponentes de ações para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa pretendeu explorar e fornecer ferramentas práticas sobre o tema selecionado da EWWR 2021 “Comunidades Circulares” e promover e divulgar boas práticas entre os parceiros, lê-se na mesma nota.

Na iniciativa, a Lipor e os Municípios Associados reconheceram aquelas que foram as “Melhores Ações2 dinamizadas em 2020 na sua área de atuação. “Uma ação em cada categoria (Autoridade Pública, ONG, Empresa, Estabelecimento de Ensino e Cidadão Individual) foi selecionada, tendo como base os critérios de Originalidade, Abordagem ao tema da EWWR, o Alcance e Impacto na comunidade”, refere a Lipor, na mesma nota.

As ações reconhecidas pela Lipor:

  • Be.Ação | Rua Sem Beatas | Hora de Agir! – Junta da Freguesia de Ermesinde
  • Re´Compota – Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho
  • Apresentação do Livro “A Viagem do Senhor Pneu” – Jardim d’Areias, Lda
  • Globalização do Lixo Invisível – Alexandra Arnóbio Upcycling Project’s
  • Prevenção de Resíduos: um desafio intergeracional  – “Não vales pelo que tens, vales pelo que dás” – Universidade Lusófona do Porto

Para mais informações sobre a Semana Europeia da Prevenção, pode consultar aqui.