Lipor: Projeto ESTRAEE proporciona aos municípios maior qualidade na Gestão de Resíduos Elétricos e Eletrónicos

Lipor: Projeto ESTRAEE proporciona aos municípios maior qualidade na Gestão de Resíduos Elétricos e Eletrónicos

Categoria Ambiente, Resíduos

No âmbito do Projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e a Lipor adaptaram nove Ecocentros da sua área de influência, para melhorar as condições de receção destes resíduos e potenciar a sua reutilização e reciclagem.

Assim os nove Ecocentros selecionados foram alvo de “obras de requalificação”, tendo sido também “reforçada a segurança nestes locais através da instalação de um total de 36 câmaras de videovigilância e demais equipamentos de suporte”, refere a Lipor em comunicado.

Segundo a Lipor, nesta fase, os Ecocentros abrangidos estão a ser “equipados com um total de 18 novos contentores para a receção de resíduos elétricos e eletrónicos” que “permitirão separar os resíduos com potencial de reparação”, daqueles que são entregues “desmantelados ou em mau estado de conservação”. Permitirão também “cumprir os requisitos legais de receção desta tipologia de resíduos”, refere o mesmo comunicado.

Os Ecocentros serão ainda equipados com nove contentores móveis para a realização de ações de sensibilização da comunidade.

Para apoio às operações de preparação para reutilização, foram instalados na Lipor dois novos edifícios, nomeadamente uma Unidade na plataforma exterior e um Centro de Reutilização no Ecocentro da Formiga.