Lipor promove novo estudo sobre gestão de resíduos em Hósteis no Porto

Lipor promove novo estudo sobre gestão de resíduos em Hósteis no Porto

Categoria Ambiente, Resíduos

Face ao crescimento do setor do turismo e a importância que o mesmo tem para a economia local e nacional, a Lipor, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Ambiente, promove, em 2020, com professores e alunos da Universidade de Wageningen (WUR) um novo estudo, desta vez com o tema: “Increasing the prevention, re-use & recycling of solid waste in hostels in Porto, Portugal”.

Este estudo irá debruçar-se sobre a forma como os “utilizadores de hostéis no Porto lidam os seus resíduos, de forma a delinear estratégias para melhorar a nossa comunicação com os turistas mais jovens, para que estes possam contribuir para o aumento da prevenção e da reciclagem na nossa região”, explica a Lipor em comunicado.

Mesmo com as dificuldades que o estado pandémico nos trouxe, a Lipor e os municípios associados não param de procurar melhorar a gestão de resíduos. Para tal contam com o “apoio de parceiros de diversos setores da economia e sociedade, nomeadamente a academia nacional e internacional”.

Desde 2014 que a Lipor e os municípios têm vindo a colaborar com a WUR no desenvolvimento do seu programa de Mestrado “Environmental Sciences and Management”. Neste programa os alunos realizam um projeto de consultoria ambiental, respondendo a questões específicas formuladas pelos “clientes”, apresentando uma análise profunda do problema, bem como sugestões para a sua resolução. Em todas as edições anteriores deste programa de mestrado os alunos tiveram a oportunidade de se deslocar a Portugal para fazer uma parte do trabalho de investigação in loco, mas face à situação atual do mundo e do país a edição deste ano será adaptada.

O estudo iniciou-se em janeiro deste ano com a preparação dos trabalhos entre os professores da WUR e os técnicos da Lipor. Em maio tivemos o primeiro contacto com os alunos numa reunião online a que se seguiu uma nova reunião de trabalho conjunta a 2 de junho. A apresentação dos resultados preliminares está prevista para o dia 15 de junho também, via internet, e os resultados obtidos serão divulgados no decorrer do mês de julho.