Lipor promove seminário “Adaptação às alterações climáticas”

Lipor promove seminário “Adaptação às alterações climáticas”

Categoria Advisor, Agenda

No sentido de envolver a comunidade da adoção de uma estratégia de adaptação às alterações climáticas, a Lipor organiza, no próximo dia 28 de setembro, no Auditório da Central de Valorização Orgânica da Lipor, em Baguim do Monte, em Rio Tinto,  o seminário “Adaptação às Alterações Climáticas”.

A estratégia da Lipor neste setor já vem sido desenvolvida há largos anos. Em linha com os seus objetivos estratégicos e visando contribuir. também. para o cumprimento dos objetivos de política definidos da União Europeia, de Portugal e da região do Grande Porto, a Lipor comprometeu-se a reduzir, face a 2006, as suas emissões em 12% (2012), 16% (2016) e 20% (2020). O trabalho efetuado permitiu que a instituição ambiental tivesse reduzido as suas emissões de GEE em 16,3% até ao final de 2014.

Dando resposta aos desafios atuais, tendo em consideração potenciais repercussões que as alterações climáticas podem ter em toda a cadeia de gestão de resíduos, a Lipor decidiu, assim, alargar a “Estratégia 2M” ao tema da adaptação, passando a designar-se “Estratégia 3M – menos resíduos, menos carbono, mais clima”.

Este seminário contará, entre outros, com a presença de Humberto Rosa, diretor para a adaptação e as tecnologias de baixo carbono – direcção‐geral de Acção Climática, da Comissão Europeia e do ex-secretário de Estado do Ambiente.