Lipor promoveu workshop internacional dedicado ao tema “Valorização de resíduos orgânicos: desafios e oportunidades”

by Rita Inácio | 27 Maio 2019 15:17

No âmbito do Projeto “Valorização de Resíduos Orgânicos: Produção de Substâncias Húmicas” (Res2ValHum), um dos projetos aprovados no Programa Interreg V-A Espanha – Portugal, a Lipor promoveu, no passado dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, nas suas instalações, o Workshop Res2ValHum “Valorização de Resíduos Orgânicos: Desafios e Oportunidades”, que contou com a presença de 70 participantes.

O projeto tem como objetivos a promoção da compostagem como instrumento de gestão de resíduos orgânicos, de forma a reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterro e a valorizar o composto produzido em aplicações de elevado valor acrescentado.

O evento reuniu um leque diversificado de Experts nacionais e internacionais, representantes de várias entidades da Região Norte, da Galiza e da entidade europeia ECN – European Compost Network, que promoveram a partilha de conhecimento, experiências e modelos de sucesso.

De referir a oportunidade de conhecer a realidade e experiência italinana no domínio da gestão de biorresíduos pelo speaker Massimo Centemero, diretor geral do Consórcio Italiano de Compostagem e representante do ECN.

O encontro contemplou ainda uma vertente mais prática, com a realização de 2 visitas guiadas, uma à Central de Valorização Orgânica e outra ao Circuito interpretativo do Trilho Ecológico da LIPOR. Houve ainda lugar à abertura ao público de 2 novas exposições temáticas, uma dedicada à “Bioeconomia” e outra sobre o “Projeto de Valorização do Rio Tinto”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/lipor-promoveu-workshop-internacional-dedicado-ao-tema-valorizacao-de-residuos-organicos-desafios-e-oportunidades/