LIPOR: Setor de Resíduos Português em Missão Empresarial à Tunísia

LIPOR: Setor de Resíduos Português em Missão Empresarial à Tunísia

Categoria Ambiente, Resíduos

Decorreu de 20 a 24 de janeiro uma Missão Empresarial de empresas do setor de resíduos em Portugal à Tunísia. De acordo com o comunicado à imprensa, a Lipor refere que a missão contou com o apoio do Ministério do Ambiente e da Transição Energética de Portugal e com a presença do secretário de Estado do Ambiente de Portugal, Eng.º Carlos Martins, que acompanhou a delegação e os trabalhos.

O setor foi representado pelas empresas Aquapor/ Luságua, AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética, EFACEC, ERP (European Recycling Plattform) Portugal, GHofle, Iperforma, LIPOR, LQA – Ambiente, Prospectiva, Secil e UrbanDNA.

Onze empresas, num total de 17 participantes, apresentaram as capacidades e competências técnicas do tecido empresarial português representante do setor dos resíduos, com o intuito de estimular o desenvolvimento de negócios na Tunísia.

Do Programa de Missão constou a participação no Fórum Económico Tuniso-Português do sector do Ambiente, que contou com a presença de 300 participantes, promovido nas instalações da UTICA – União Tunisina da Indústria, Comércio e Artesanato, onde esteve presente S. Exa. Mokhtar Hammami, Ministro dos Assuntos Locais e do Ambiente da Tunísia, a Secretária de Estado do Ambiente da Tunísia e altos dirigentes de entidades tunisinas de referência, públicas e privadas.

Decorreram visitas técnicas a infraestruturas de tratamento de águas residuais e de gestão de resíduos, reuniões e visitas às Câmaras Municipais de Tunes e de Ariana e ainda importantes sessões de trabalho no Ministério do Ambiente da Tunísia, onde foi fortalecida a relação entre Portugal e Tunísia com a assinatura de um Protocolo para reforço e desenvolvimento do eixo de Educação Ambiental nas escolas, face à experiência portuguesa.

De referir o alto envolvimento e compromisso da Embaixada de Portugal em Tunes, que mobilizou as entidades e personalidades chave, fator que ditou o sucesso da organização e interface entre entidades portuguesas e tunisinas.

O balanço da Missão, coordenada pela LIPOR, foi deveras positivo, tendo resultado já a definição de um conjunto de atividades de continuidade para a concretização das oportunidades identificadas.

Objetivos da Missão:

Com o intuito de estimular o desenvolvimento de negócios na Tunísia, a Missão Empresarial de empresas do setor de resíduos em Portugal à Tunísia teve como principais objetivos: desmontar as capacidades e competências técnicas do tecido empresarial português representante do setor dos resíduos; facilitar o acesso a oportunidades de negócio e cooperação, através da diplomacia, facilitando o acesso a informação, aos canais e contactos chave tunisinos, promovendo Portugal, o setor e as entidades representadas; conhecer Projetos que o Governo da Tunísia vai lançar brevemente na área da recolha e tratamento de resíduos e facilitar os processos de entrada das entidades portuguesas no Mercado da Tunísia, quer através da integração em consórcios internacionais para resposta a Projetos, desenvolvimento de negócios, quer através da realização de Memorandos de Entendimento/ Cooperação (MoU) e/ ou usufruto de fundos de financiamento em vigor.