Lisboa acolhe o maior evento de inovação sustentável do mundo em abril de 2020

Lisboa acolhe o maior evento de inovação sustentável do mundo em abril de 2020

Categoria Advisor, Agenda

O maior evento de inovação sustentável do mundo chega à Altice Arena nos dias 23, 24 e 25 de abril do próximo ano. Daymond John, o conhecido ‘tubarão’ do “Shark Thank” e Joel Sartore, reconhecido fotográfo internacional e fundador do projeto Photo Ark são” alguns dos nomes já confirmados”, anuncia a organização em comunicado.

A apresentação do evento realizou-se esta quarta-feira e contou com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Jorge Vinha da Silva, CEO da Arena Atlântico, empresa proprietária da Altice Arena, abriu a cerimónia de apresentação e deu as boas-vindas, na casa que receberá o maior evento de inovação sustentável do mundo. “O Planetiers World Gathering tem tudo para ser o momento de viragem, das mentalidades, das empresas, dos Estados e dos cidadãos no que diz respeito à sustentabilidade”. Como explicou o CEO da Arena Atlântico, o PWG é um evento “centrado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável subscritos por mais de 190 países”, sublinhando a ideia de que este não é um evento apenas centrado nas alterações climáticas e reforçando que a sustentabilidade é um termo transversal às mais variadas áreas, da educação à saúde.

O Planetiers World Gathering (PWG) é um encontro mundial de cidadãos, entidades, cidades e oradores que se comprometem em fazer história e mudar o rumo da narrativa atual. Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, realça que “em 1974, provavelmente, ninguém acreditava se poderia alcançar aquela mudança”, sublinhando que o evento acontecerá na mesma altura da Revolução dos Cravos há 46 anos. Para Ana Mendes Godinho, “o turismo tem de ser um instrumento que apoia, ajuda e dá voz a quem sonha” e o PWG surge nesse mesmo sentido – um conjunto de entidades, a Altice Arena, a Douro Generation e a Planetiers, que nunca deixaram de sonhar, de quebrar barreiras, de ultrapassar obstáculos e de desafiar utopias em prol daquilo que entendiam ser prioritário: mudar comportamentos, criar novos hábitos e tornar o mundo num lugar melhor”.

No PWG estarão três palcos, pensados para diferentes públicos, uma área dedicada aos empreendedores e às startups e uma outra destinada a dar palco e voz às cidades e aos munícipios, permitindo-lhes mostrar de que forma estão a contribuir para a sustentabilidade do seu território. O Planetiers Market também está na agenda do evento, uma área que quer ser uma espécie de montra de produtos, serviços e soluções sustentáveis que já existem no mercado.

Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal a importância do Planetiers World Gathering é inequívoca. “Portugal é um dos 10 países que mais eventos recebe no mundo. Mas o PWG ajuda a promover Portugal de uma maneira diferente – monstrando que nós nos preocupamos com as pessoas, com o seu futuro” , afirmou.

Hernâni Gouveia, da direção da Douro Generation (DG), uma das associações organizadoras do evento, realça que  “a missão da Douro Generation é promover a partilha entre povos, nações e geração em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. Por isso, fez-nos todo o sentido juntarmo-nos à frente de batalha”, explica Hernâni Gouveia.