Lisboa dá as boas-vindas à Semana Verde Europeia 2020 que arranca na próxima segunda-feira

by Cristiana Macedo | 16 Outubro 2020 12:01

“Um Novo Começo para as Pessoas e a Natureza” é o lema da Semana Verde Europeia 2020 que arranca na próxima segunda-feira, 19 de outubro, com um evento de abertura em Lisboa, a Capital Verde Europeia 2020. Este evento junta na Fundação Calouste Gulbenkian, durante todo o dia, personalidades nacionais e internacionais num debate em torno da Natureza e da Biodiversidade.

Segundo o boletim informativo da Comissão Europeia, a sessão de abertura, às 9h30, inclui intervenções de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Virginijus Sinkevičius, comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Elisa Ferreira, comissária Europeia da Coesão e Reformas, e João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática. O encerramento, pelas 17h30, conta com a participação de Humberto Delgado Rosa, diretor para o Capital Humano da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e o programa pode ser consultado aqui[1]. A participação é gratuita e pode fazer-se de forma remota, em streaming, ou presencial, na Fundação Calouste Gulbenkian, sempre sujeita a inscrição aqui. A sessão pode ser ainda acompanhado nas contas das redes Facebook e Twitter da Comissão Europeia em Portugal e com o marcador #EUGreenWeek.

A Semana Verde Europeia é uma iniciativa anual da União Europeia. Este ano, decorre de 19 a 22 de outubro e conta com diversos eventos online. Destacamos a Conferência da Semana Verde Europeia de 20 a 22 de outubro em Bruxelas e por streaming – programa, inscrições – e uma grande diversidade de eventos organizados por entidades parceiras em toda a Europa.

Este ano, pretende-se salientar o contributo da biodiversidade para a sociedade e a economia, bem como o seu papel no apoio e na promoção da recuperação num mundo pós-pandémico. A nova Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030 demonstra como a recuperação da crise atual é uma oportunidade para um novo começo, uma mudança transformadora, e constitui por isso uma oportunidade de repensar a nossa relação com a natureza. Por isso, a Semana Verde Europeia analisa a forma como as políticas europeias, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu, podem ajudar a proteger e a restaurar a natureza, permitindo-lhe recuperar e prosperar, e celebra exemplos e oportunidades para envolver todos nesta mudança que é urgente.

No contexto pós-Covid, a Estratégia de Biodiversidade visa construir a resiliência de nossas sociedades face a ameaças futuras, como os impactos das alterações climáticas, os incêndios florestais, a insegurança alimentar ou surtos de doenças, incluindo a proteção da vida selvagem e o combate ao comércio ilegal de vida selvagem. Visa também reafirmar a determinação da UE em dar o exemplo no combate à crise global da biodiversidade. A Semana Verde Europeia 2020 será um contributo importante para a 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas, prevista para maio de 2021.

Endnotes:
  1. aqui: https://www.eugreenweek.eu/themes/custom/eugreenweek/images/docs/pdf/programme-opening-lisbon.pdf

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/lisboa-da-as-boas-vindas-a-semana-verde-europeia-2020-que-arranca-na-proxima-segunda-feira/