Lisboa é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Lisboa é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Categoria Advisor, Investigação

Num estudo, divulgado ontem, da TomTom (TOM2), os resultados do Índice de Tráfego Global Anual 2017 apontam Lisboa como a cidade mais congestionada da Península Ibérica, pelo segundo ano consecutivo, ultrapassando os níveis de trânsito das cidades espanholas.

De acordo com o estudo, que se baseia num histórico de dados ao longo do ano 2016, os condutores na capital portuguesa costumam ficar “presos no trânsito”, uma média de 36% de tempo extra, número que representa um aumento de 5% face ao ano anterior. Esta percentagem significa que os lisboetas perdem, em média, 40 minutos por dia no trânsito, o que anualmente representa 154 horas de tempo gasto pelos condutores em deslocações.

Comparando com as principais cidades do país vizinho, Lisboa apresenta o maior nível de congestionamento da Península Ibérica, ultrapassando Madrid (25%), Barcelona (31%), Palma de Maiorca (29%) ou Granada (26%). O Porto apresenta também um nível de congestionamento abaixo de Lisboa (27%), embora tenha sofrido um aumento de 4% face ao ano anterior. Na cidade invicta, os condutores passam, em média, 31 minutos por dia no trânsito, o que representa 118 horas de tempo gasto em deslocações anualmente.

O final do dia (entre as 18 e as 19 horas) é o período de maior congestionamento, tanto para os lisboetas, como para os portuenses, sobretudo às sextas-feiras. Se olharmos para os níveis de congestionamento nas autoestradas, estes situam-se nos 18% em Lisboa e nos 19% no Porto. Já nos restantes itinerários, os valores são superiores: 37% em Lisboa e 31% no Porto.

A nível global, a Cidade do México foi considerada a cidade com mais trânsito, com um nível de congestionamento de 66% (que pode chegar aos 101% na hora de ponta do final do dia), o que representa até 227 horas de tempo extra perdido pelos condutores em deslocações anualmente. Logo a seguir no ranking surgem Banguecoque (61%), Jakarta (58%), Chongqing (52%) e Bucareste (50%), que completam o Top 5 das cidades mais congestionadas do mundo.