Lisboa recebe conferência europeia de investigação em mobilidade e transporte

Portugal é anfitrião da edição de 2022 da TRA (Transport Research Arena), conferência europeia sobre investigação e tecnologia em matéria de mobilidade e transportes. Sob o lema “Moving together – reimagining mobility worldwide”, a TRAvai  focar-se nas soluções inovadoras para o setor dos transportes a nível global.

A decorrer no CCL (Centro de Congressos de Lisboa), de 14 e 17 de novembro, a TRA vai reunir os principais especialistas nacionais e internacionais para debater o presente e o futuro da mobilidade. Na agenda estão quatro grandes temas: as “soluções inteligentes e a sociedade”; a “mobilidade verde e a descarbonização”; “as infraestruturas inovadoras para a Europa 2030”; e as “políticas e economias para uma Europa competitiva”, pode ler-se numa nota, divulgada à imprensa.

A TRA 2022 é organizada pela ANI (Agência Nacional de Inovação), pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), pelo CEE (Consórcio de Escolas de Engenharia), pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e pela Magellan – European Affairs Association. É co-organizada em parceria com a Comissão Europeia e em colaboração com as plataformas tecnológicas e associações europeias ACARE, ALICE, CEDR, ECTP, ERTRAC, ERRAC, ETRA e WATERBORNE.

Lisboa, cidade da mobilidade

Depois das edições em Gotemburgo, Liubliana, Bruxelas, Atenas, Paris, Varsóvia, Viena e Helsínquia, a TRA encontra em Lisboa um ponto de contacto entre o passado, o presente e o futuro da mobilidade para a sua 9.ª edição.

Esta conferência pretende-se que seja um espaço de debate e inovação para o presente e o futuro e baseia-se em três pilares fundamentais: na excelência científica, investigação e inovação; nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e industriais, bem como políticas inovadoras, dentro da mobilidade europeia; e a troca de conhecimentos e experiências entre a Europa e outros continentes.

A TRA 2022 contará com uma área de exposição para empresas nacionais, internacionais e startups, e com uma área de demonstrações interativa e dinâmica.

Decorrerão diferentes tipos de sessões, Sessões Plenárias, que abordarão os temas centrais da conferência e contarão com oradores destacados, desde agentes da indústria a autoridades públicas; Sessões Estratégicas, que fomentarão a partilha de conhecimento entre os diversos agentes do setor, investigadores e legisladores sobre a mobilidade e os transportes, incidindo sobre o tema específico de cada dia; Sessões Técnicas e Científicas, em que investigadores e especialistas apresentarão trabalhos de investigação; e Eventos Paralelos, organizados pelos expositores e a decorrer na área de exposição.