Lisboa recebe demonstrações inovadoras de mobilidade inteligente no ITS European Congress

Lisboa recebe demonstrações inovadoras de mobilidade inteligente no ITS European Congress

Categoria Ambiente, Energia

Lisboa será palco de demonstração de três soluções líderes de mobilidade inteligente, que pretendem espelhar como é que os limites da mobilidade moderna estão a ser moldados. “5G Mobix e Last Mile EV Automated Shuttle” são duas soluções inovadoras, do Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG), e “C-ROADS SPAIN” é um projeto de parceria da Indra e da Universidade de Madrid, que os participantes do ITS European Congress (ERTICO-ITS) 2020 poderão testar para experienciar o futuro dos transportes. Todas as demonstrações estão integradas no ERTICO-ITS 2020 e estarão disponíveis para todos os participantes no evento, mediante inscrição prévia. Devido à localização privilegiada das demonstrações, perto do rio Tejo, os transeuntes poderão ver de perto ambas as soluções de mobilidade.

  • O Last Mile EV Automated Shuttle é uma solução de mobilidade que tem em conta os limites de velocidade e se ajusta aos mesmos, tendo também a capacidade de parar automaticamente face a obstáculos ou sinais de trânsito. De forma a demonstrar a total capacidade do veículo, no percurso de teste serão colocados dois semáforos com capacidade de enviar informação para o shuttle do seu estado para que este consiga antecipar a ação a ser tomada.
  • O 5G Mobix é um veículo automático que emprega a tecnologia 5G core para detetar mudanças entre a estrada e o mapa HD utilizado no sistema, com auxílio de sinais emitidos pela infraestrutura existente. Com esta informação, o 5G Mobix tem capacidade de mapear a estrada, detetar novos obstáculos (obras, acidentes, entre outros) e fornecer estas alterações ao centro ITS, de modo a centralizar a informação para que outros veículos a possam aceder.
  • A C-ROADS SPAIN pretende demonstrar como a aplicação de C-ITS em veículos autónomos e a comunicação entre a infraestrutura e o veículo podem melhorar a segurança na estrada na Europa. Para isto, o local de demonstração terá um obstáculo (obras) que será detetado pelo centro de controlo – que criará um aviso no software que inventaria os incidentes ativos. O módulo C-ITS (HORUS) enviará esta informação para a Unidade de Estrada, que emitirá sinal.Finalmente este sinal será recebido por veículos autónomos que irão fazer a manobra indicada (reduzir a velocidade, mudar de faixa ou ambos).

O evento, de cariz europeu, decorrerá pela primeira vez, em Lisboa, de 18 a 20 de maio de 2020. Este congresso pretende abordar a importância dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) nas cidades e regiões e colocará a cidade de Lisboa no mapa das soluções de mobilidade sustentável e inteligente a nível internacional. Este será também o primeiro evento de mobilidade a declarar-se carbono neutro, no ano em que a cidade é capital verde da Europa. O congresso contará com mais de 120 expositores, representação de 50 países e mais de 2000 participantes, incluindo líderes europeus especializados na mobilidade. Durante o evento acontecerá também o 4th ITS Summit, uma conferência com até 100 mayors e líderes de indústria, que decorrerá à porta fechada.

Em antecipação do congresso, a organização tem vindo a promover algumas iniciativas. Em setembro de 2019, decorreu o dia aberto “ITS – Changing the Game for mobility solutions”, no Centro de Congressos de Lisboa, que contou com um painel de representantes de parceiros dos quais, a Deloitte, a Brisa, a CeiiA, a EFACEC e a Siemens Mobility.

Foto cedida pela organização do ITS European Congres