Litros de esgotos caem no rio Selho sempre que chove

by Inês Gromicho | 9 Novembro 2015 11:40

Há pelo menos dois anos que o rio Selho é flagelado com águas dos esgotos de Guimarães. O último caso aconteceu no final da semana passada. A denúncia foi feita ao Jornal de Notícias por um grupo de moradores de Creixomil, onde esta situação se evidencia sempre que chove, avança este órgão de comunicação.

O curso de água que passa em várias zonas urbanas de Guimarães é atingido por todo o tipo de resíduos provenientes de sanitas. A origem do lixo está na ponte do Seguro, em duas tampas ( uma da Vimágua e outra da Águas do Norte), que jorram excrementos, papel higiénico, beatas de cigarros e cotonetes. Estes são os objetos mais comuns a ir para o rio, denuncia Conceição Leite, uma das moradoras.

O esterco que corre no rio Selho passa pelo Laboratório da Paisagem, quartel-general da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

Armindo Costa e Silva, presidente da Vimágua, explica que o problema resulta da “má utilização da rede”, pois “as pessoas deitam todo o tipo de objetos na sanita, o que vai entupir a rede do prédio ou a rede pública”. E, acrescenta, ainda, “o espaço tem a água pluvial ligada ao saneamento, o que há de ser resolvido com uma obra de 100 mil euros, que começa esta semana”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/litros-de-esgotos-caem-no-rio-selho-sempre-que-chove/