Lixo espacial que caiu em Espanha pode ser de projeto militar secreto

by Inês Gromicho | 17 Novembro 2015 09:56

Ninguém os viu cair do céu, mas os especialistas que estão a analisar os quatro objetos encontrados em poucos dias, desde o inicio do mês, na região de Múrcia e Alicante, em Espanha, não têm dúvidas de que as estranhas esferas e a língua de metal calcinado recuperados em campos agrícolas da região são o que resta de uma qualquer nave ou lançador especiais, avança o Diário de Notícias. Os especialistas, suspeitam, aliás, de que poderão ser restos de algum projeto militar secreto, porque estes objetos não constam da lista do lixo orbital que as agências especiais mantêm atualizada, como explicou ao El País, Noelia Sánchez, perita da empresa Elecnor Deimos, que integra a equipa de especialistas que está a analisar os objetos.

A primeira esfera, um balão de metal revestido a fibra de carbono, com um metro de diâmetro e cerca de 20 quilos, foi encontrada nos campos da aldeia de Mula, no dia 3 de novembro, por dois irmãos pastores, Francisco e Juan Espin. A estranha bola emanava calor e estava dentro de uma pequena cratera.

Na sua queda, os fragmentos não causaram vítimas nem danos, confirmando as estatísticas calculadas para estes casos: é mais provável levar com um raio em cima do que com um pedaço de lixo espacial. É isso que dizem as contas da ESA, a agência espacial europeia.

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/lixo-espacial-que-caiu-em-espanha-pode-ser-de-projeto-militar-secreto/