Logista lidera referência em sustentabilidade no setor durante 10 anos seguidos
A Logista completa uma década com a distinção na categoria Liderança com uma pontuação de A- no índice CDP (Carbon Disclosure Project), consolidando a sua posição como referência em sustentabilidade.
Durante a última década, a empresa tem vindo a reforçar progressivamente as suas políticas de sustentabilidade, incorporando iniciativas orientadas para a redução das emissões, a melhoria da eficiência energética e o uso responsável dos recursos naturais. O CDP Scope Report 2025, publicado pela organização sem fins lucrativos CDP, uma das referências mundiais na medição da sustentabilidade corporativa, reconheceu mais uma vez o esforço da Logista para avançar em práticas responsáveis. A empresa obteve uma classificação A- em alterações climáticas, situando-se novamente no grupo de empresas com melhor desempenho nesta matéria. Em segurança hídrica, recebeu a classificação B, que reconhece os avanços na gestão da água e os sistemas implementados para avaliar e mitigar os riscos associados à sua utilização.
Assim, a Logista é o único operador logístico europeu que permaneceu dez anos consecutivos na categoria Liderança do índice CDP, consolidando uma trajetória sólida em sustentabilidade. A eletrificação e renovação de frotas, juntamente com o uso de combustíveis renováveis, são eixos centrais desta estratégia. Neste contexto, a NACEX by Logista, a empresa de transporte expresso da companhia, impulsiona o programa ECOMOBILITY para incorporar veículos alternativos (tanto elétricos como híbridos), enquanto que no transporte de médio e longo curso se promove a transição para veículos Euro VI e a utilização de biocombustíveis. Graças a estas medidas, em 2025, 85% dos quilómetros percorridos foram de baixas emissões, com o objetivo de atingir 90% em 2026.
Iñigo Meirás, CEO da Logista, destaca a importância deste marco: “integrar critérios ESG em cada decisão torna-nos mais resilientes e eficientes. Assim, oferecemos aos nossos clientes uma logística responsável, fiável e competitiva, reduzindo o impacto ambiental e os riscos em toda a cadeia de abastecimento”.