O Grupo L’Oréal acaba de abrir as candidaturas para o seu novo Acelerador de Inovação Sustentável. Este programa ambicioso, que irá investir 100 milhões de euros ao longo de cinco anos, tem como objetivo colmatar as principais lacunas nas soluções do setor, bem como acelerar o alcance das metas de sustentabilidade da própria marca.
O programa foca-se em áreas-chave como soluções de baixo carbono e adaptadas às alterações climáticas, resiliência hídrica, soluções baseadas na natureza, ingredientes e materiais alternativos, eliminação dos plásticos de origem fóssil e resíduos plásticos, circularidade e gestão de recursos, bem como modelos de negócio sustentáveis e inclusivos.
Para assegurar a identificação, validação e escalabilidade de soluções disruptivas dentro do setor da beleza, o Grupo L’Oréal estabeleceu uma parceria com o Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL) da Universidade de Cambridge. Com uma rede global de mais de 40.000 profissionais comprometidos com a sustentabilidade e um profundo conhecimento em desenvolvimento empresarial sustentável, o CISL apoiará os candidatos selecionados ao longo de um programa de até 12 meses.
“No Grupo L’Oréal sempre valorizámos a inovação, trabalhando assim com os nossos parceiros em toda a cadeia de valor para impulsionar mudanças positivas na indústria da beleza», afirma Ezgi Barcenas, Diretora de Responsabilidade Corporativa do Grupo L’Oréal. “À medida que trabalhamos com o nosso ecossistema para caminhar rumo a um futuro mais sustentável, reconhecemos a necessidade de identificar, apoiar e escalar soluções pioneiras. Estamos ansiosos para colaborar com um número crescente de inovadores e solucionadores de problemas em todo o mundo”.
Também, James Cole, Diretor de Inovação do CISL e CEO da Canopy, acrescenta: “num mundo em constante mudança, a colaboração é essencial para alcançar avanços significativos. Esta parceria com o Grupo L’Oréal representa uma oportunidade extraordinária de reunir conhecimentos e acelerar soluções com relevância comercial para os desafios que a indústria da beleza, e não só, enfrentam atualmente”.
O programa está aberto à participação de startups, PME e empresas já estabelecidas com soluções inovadoras que se alinhem com os objetivos do acelerador. Os projetos selecionados terão acesso a um programa de aceleração feito à medida que inclui mentoria, consultoria personalizada, a oportunidade de desenvolver projetos piloto e até mesmo receber investimentos para escalar a sua inovação.