L’Oréal anuncia novo programa de sustentabilidade que define recentes ambições para 2030

L’Oréal anuncia novo programa de sustentabilidade que define recentes ambições para 2030

Categoria Advisor, Empresas

O Grupo L’Oréal anuncia novo programa de sustentabilidade “L’Oréal for the Future”, que define as mais recentes ambições do grupo para 2030. No contexto de crescentes desafios ambientais e sociais, a L’Oréal está a “acelerar a sua transformação para um modelo de negócio que respeita os limites do planeta e reforça os seus compromissos com a sustentabilidade e a inclusão”, sublinha o grupo em comunicado.

Transformar o negócio da L’Oréal para respeitar os limites do planeta:

  • Até 2025, todos os locais de produção, administração e investigação da L’Oréal irão alcançar a neutralidade de carbono ao melhorar a eficiência energética e ao usar 100% de energia renovável;
  • Até 2030, 100% dos plásticos usados nas embalagens dos produtos da L’Oréal serão de fontes recicladas ou de base biológica;
  • Até 2030, a L’Oréal reduzirá em 50% todas as suas emissões de gases de efeito estufa por produto acabado, em comparação com 2016.

Contribuir para solucionar os desafios do mundo:

  • A L’Oréal está a alocar 150 milhões de euros para enfrentar problemas sociais e ambientais urgentes.

Para sensibilizar os seus consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis, a L’Oréal desenvolveu um mecanismo de Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto, com escala de A a E, certificado por especialistas científicos independentes e validado por um auditor independente, que será implementado progressivamente em todas as marcas e categorias. Segundo o grupo, o método foi aprovado por especialistas científicos independentes e todos os dados foram verificados pelo Bureau Veritas Certification, um auditor independente. Os rótulos e as pontuações estarão acessíveis nos websites dos produtos.

A primeira marca a implementar a nova metodologia, a partir de 2020, é a Garnier para os seus produtos de cuidados de cabelo, a terceira marca de beleza em todo o mundo e líder de mercado em França. Esta rotulagem será progressivamente estendida a outros países, marcas e categorias de produtos.

Jean-Paul Agon, presidente e CEO da L’Oréal, salienta que “a revolução sustentável da L’Oréal está a entrar numa nova era. Os desafios que o planeta está a enfrentar são inéditos e é essencial acelerar os nossos esforços para preservar um espaço operacional seguro para a humanidade. Fazemo-lo através das nossas operações comerciais e da nossa contribuição para a sociedade em geral. Sabemos que os maiores desafios ainda estão por vir e a L’Oréal permanecerá fiel à sua ambição: operar dentro dos limites do planeta”.

No âmbito deste novo programa de sustentabilidade a L’Oréal Portugal, aderiu ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, com um ambicioso plano de ações para superar as metas ambientais definidas pela Câmara Municipal de Lisboa. Com esta adesão, a L’Oréal Portugal assume o compromisso de desenvolver um conjunto de ações e medidas, ao longo dos próximos anos, em diferentes áreas como Energia, Mobilidade ou Economia Circular. Algumas das medidas já tinham sido previamente implementadas pela empresa na sua sede, como a instalação de iluminação LED, equipamentos de energia solar, equipamentos para redução do consumo de água e a utilização de veículos elétricos na sua frota.