L’Oréal reforça o seu desenvolvimento sustentável

by Rita Inácio | 23 Abril 2019 15:28

A L’Oréal alcançou progressos significativos no relatório de 2018 do seu programa de sustentabilidade Sharing Beauty with All, em particular nos compromissos para combater as alterações climáticas.

Em 2018, a L’Oréal conseguiu reduziu as emissões de carbono das suas fábricas e centros de distribuição em 77%, em termos absolutos, em comparação com o ano de 2005, apesar do aumento do volume de produção de 38% durante o mesmo período.

Este desempenho demonstra a capacidade do Grupo de alcançar o crescimento económico mas reduzindo o impacto ambiental. Para além deste resultado, até ao final do ano, 38 dos locais de produção da L’Oréal alcançaram a neutralidade de carbono.

Mais uma vez estes resultados excepcionais foram reconhecidos pelo CDP. Pelo terceiro ano consecutivo, a L’Oréal foi uma de duas empresas no mundo, entre as mais de 3.000 empresas avaliadas, a receber três ‘As’ (a pontuação mais elevada) nos ratings do CDP em três grandes áreas: combater as alterações climáticas, gerir a escassez de água e reduzir a desflorestação. A L’Oréal é a única empresa do mundo a receber esta tripla distinção do CDP três anos consecutivos.

“As mudanças climáticas são uma grande preocupação para o mundo e as suas consequências exigem uma resposta urgente. O Grupo L’Oréal quer desempenhar um papel de liderança na condução dos esforços para responder a este desafio”, afirma Alexandra Palt, diretora de Responsabilidade Corporativa da L’Oréal. “As empresas precisam de se envolver e devemos ser avaliados pelo mérito das nossas ações e resultados.”

A ferramenta de avaliação SPOT: a primeira na indústria da beleza

A ferramenta de otimização de produtos sustentáveis (Sustainable Product Optimisation Tool – SPOT), implementada em todas as marcas do Grupo, é a primeira ferramenta do género na indústria da beleza.

Desde 2014, as equipas da L’Oréal, com o apoio de especialistas internacionais, trabalharam para desenvolver uma metodologia para medir todos os impactos ambientais e sociais de um produto cosmético e identificar caminhos para melhorias. O SPOT também é fundamental para alcançar o objetivo da L’Oréal de melhorar o perfil social ou ambiental de 100% dos novos produtos até 2020. Em 2018, o SPOT foi usado para avaliar 100% dos produtos novos ou renovados (2.195 produtos) e 79% dos produtos lançados em 2018 foram melhorados.

L’Oréal Portugal lança projeto Instintos – Follow Your Nature

Para assinalar os resultados alcançados com o programa de sustentabilidade, a L’Oréal Portugal lançou ontem, data em que se celebrou o Dia da Terra, o projeto local Instintos – Follow Your Nature.

Este projeto reúne um conjunto de 5 episódios que partilham as boas práticas de sustentabilidade ambiental de alguns colaboradores da L’Oréal Portugal. Em pequenos vídeos aspiracionais cada colaborador relata as suas práticas diárias para um mundo mais sustentável. Os episódios terminam com mensagens que destacam os resultados de sustentabilidade do Grupo em várias áreas como a redução do consumo de águas, das emissões de CO2 e reciclagem.

O primeiro episódio já pode ser visualizado na página de Facebook da L’Oréal Portugal https://www.facebook.com/LorealTalentPortugal/videos/292139021703490/[1].

Para Cátia Martins, CEO da L’Oréal Portugal, “é com muito orgulho que vemos os nossos colaboradores empenhados em implementar e promover boas práticas ambientais, tanto no local de trabalho como nas suas vidas pessoais. Com este projeto quisemos, por um lado, enaltecer essas boas práticas e, por outro, inspirar outros colaboradores a assumirem atitudes mais sustentáveis. Na L’Oréal Portugal trabalhamos diariamente para um modelo mais sustentável e este compromisso, tanto com os nossos colaboradores como com a comunidade onde operamos, é visível nestes projetos que implementamos”.

Endnotes:
  1. https://www.facebook.com/LorealTalentPortugal/videos/292139021703490/: https://www.facebook.com/LorealTalentPortugal/videos/292139021703490/

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/loreal-reforca-o-seu-desenvolvimento-sustentavel/