Loulé é líder nacional nos projetos e boas práticas ambientais

by Inês Gromicho | 22 Setembro 2015 10:41

O município de Loulé voltou a ser distinguido com o galardão ECOXXI, como reconhecimento das boas práticas sustentáveis e de qualidade ambiental, conquistando, pela quinta vez, a liderança a nível nacional entre os 43 municípios concorrentes ao prémio atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Esta distinção teve lugar na passada sexta-feira, dia 18 de setembro, em Sesimbra, na cerimónia de divulgação dos resultados do programa ECO XXI 2015.

Desta forma, Loulé, em 2015, voltou a ver reconhecidos os seus projetos, iniciativas e boas práticas ambientais, obtendo um índice ECO XXI 2015 de 85,6%. Este feito foi alcançado pela quinta vez, sendo a quarta consecutiva, pois já em 2014, 2013, 2012 e 2009, Loulé também conseguiu posicionar-se no topo da classificação nacional.

O galardão ECOXXI nasceu de um projeto iniciado em 2005 pela ABAE e é atribuído com base numa candidatura que tem como principal objetivo premiar os municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo em 21 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais.

Abaixo de Loulé, mas igualmente com resultados superiores a 80%, ficaram os municípios de Cascais, Águeda, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/loule-e-lider-nacional-nos-projetos-e-boas-praticas-ambientais/