Loulé: Jovens percorrem 620km em prol das florestas e do meio ambiente

Loulé: Jovens percorrem 620km em prol das florestas e do meio ambiente

Categoria Ambiente, Florestas

Pelo 13.º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu o programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem” destinado a jovens com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos. A atividade decorreu em período de férias escolares, durante os meses de julho e agosto, tendo sido constituídas oito brigadas, compostas por cinco elementos acompanhados por um monitor.

A título de balanço deste programa, que se desenvolveu nas freguesias prioritárias no que concerne à defesa da floresta contra incêndios rurais, o município dá conta que foram percorridos cerca de 620 km e que foi detetado um incêndio rural, ainda na sua fase inicial.

Segundo os responsáveis do programa, os principais objetivos desta ação são a “prevenção e deteção de fogos florestais, a sensibilização e informação à população, a promoção das caminhadas ao ar livre”, favorecendo as “relações interpessoais entre os voluntários participantes”, para além de este ser também um “veículo importante no que toca à salvaguarda do papel da floresta e do meio ambiente”.

Este programa contou com o apoio das juntas de freguesia de Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias Querença Tôr e Benafim. No final, todos os participantes e intervenientes receberam o seu diploma de vigilante da natureza.