Loulé oferece banda desenhada premiada sobre alterações climáticas aos alunos do 5.º ano

Loulé oferece banda desenhada premiada sobre alterações climáticas aos alunos do 5.º ano

No âmbito da política educativa de apoio aos alunos e às famílias e, por outro lado, tendo como uma das suas bandeiras a ação climática, o Município de Loulé irá proceder à entrega do livro de banda desenhada “Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal”, da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor), aos alunos do 5.º ano das escolas do concelho.

Esta banda desenhada surgiu no âmbito do projeto ClimAdaPT.local, a partir do qual Loulé elaborou a sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC). A obra é baseada em histórias e personagens reais, com o intuito de comunicar de forma acessível e descontraída sobre um tema de extrema relevância na sociedade atual: as alterações climáticas. Em janeiro de 2018, esta banda desenhada, recebeu o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho, que distingue os melhores autores de banda desenhada em diferentes categorias.

A Autarquia de Loulé pretende, assim, continuar a sensibilizar os jovens para os efeitos nefastos que as alterações climáticas têm e poderão vir a ter no território, e para o qual o Município se tem vindo a preparar com a implementação de medidas definidas na EMAAC de Loulé.

A distribuição da banda desenhada será realizada conjuntamente com a entrega dos manuais escolares. Refira-se que, no ano letivo 2018/2019, a Câmara Municipal de Loulé já tinha oferecido esta banda desenhada a todos os alunos do 5.º, 6.º e 7.º ano.