Lourinhã atualiza tarifário de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos para 2026
A partir do dia 1 de janeiro de 2026, entrará em vigor o novo Tarifário de Abastecimento de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos, na Lourinhã, para utilizadores domésticos e não-domésticos.
No que confere ao Abastecimento de Água, na Tarifa Disponibilidade ou Fixa e na Tarifa Variável, foi definido um aumento de 1,8% para os Utilizadores Domésticos e Não-domésticos, Social e Familiar, de acordo com a projeção da inflação do Banco de Portugal para 2026 (dados de junho 2025).
No que respeita ao Saneamento, a Tarifa Disponibilidade ou Fixa, para todos os utilizadores – Domésticos, Não-Domésticos, Social e Familiar – mantem-se inalterada face ao ano anterior, por proposta do novo executivo municipal. Já na Tarifa Variável, os Utilizadores Domésticos, Não-Domésticos, Social e Familiar têm uma redução de 6,8%, decorrente da revisão, em baixa, do valor dos rendimentos tarifários a faturar em 2026, por parte da empresa Águas do Tejo Atlântico.
No que concerne à tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), na Tarifa Disponibilidade ou Fixa verifica-se um aumento de 13,8% para todos os utilizadores, resultado da subida dos custos com a Entidade em Alta (Valorsul), em 2025.
A Câmara Municipal da Lourinhã informa que as taxas de Recursos Hídricos – Água, Recursos Hídricos – Saneamento e Gestão de Resíduos, para Utilizadores Domésticos e Não-Domésticos, foram calculadas de acordo com o custo de exploração previsional de cada serviço, com base no volume de água/litros que cada Entidade em Alta estima faturar no ano. Finalmente, os Serviços Auxiliares, a maioria relacionados com abastecimento de água e limpeza de fossas, foram atualizados em 1,8%, resultado da projeção da taxa de inflação para 2026 do Banco de Portugal.