Luságua implementa recolha inteligente de resíduos no município de Albufeira

Luságua implementa recolha inteligente de resíduos no município de Albufeira

Sistemas de recolha de resíduos autónomos, viaturas mais sustentáveis e amigas do ambiente, redução dos acidentes laborais e maior proximidade à população. Esta é a aposta da Luságua para 2021, no Município de Albufeira, onde vai implementar a “solução de recolha bilateral 100% automatizada”, informa a empresa em comunicado.

A partir do próximo ano, segundo a Luságua, a recolha de contentores é feita por “viaturas inteligentes e automatizadas, com recurso a um condutor, sem que haja necessidade de ter colaboradores suspensos nas mesmas”, reduzindo a possibilidade de riscos laborais. Além disso, segundo a empresa, vai ser possível “aumentar a qualidade do acondicionamento dos resíduos”, bem como “diminuir os impactos ambientais, em termos de emissão de gases e ruídos”.

O processo de recolha de resíduos vai, assim, passar a ser mais eficiente e funcional, sem falhas e sempre com um elevado padrão de qualidade para os cidadãos.

“As cidades do futuro gerem-se com recursos físicos delimitados, potenciando o reaproveitamento de matérias-primas, reduzindo os impactos ambientais e visuais”, explica Carlos Rodrigues, administrador da Luságua, acrescentando que “em tempos de pandemia, estes são serviços que não podem parar, pelo que é essencial gerir eficazmente o tempo de trabalho dos nossos colaboradores, mas também expô-los ao menor risco possível. A tecnologia bilateral de recolha de resíduos vem, por isso, dar resposta aos desafios que hoje enfrentamos”.

Sensível às questões ambientais e preocupada com os seus colaboradores, a Luságua assume-se como o primeiro operador privado de gestão de resíduos na implementação de uma solução inteligente de recolha bilateral em Portugal.

A Luságua assumiu, no dia 1 de maio de 2019, a gestão dos serviços de recolha, transporte de resíduos urbanos e limpeza urbana no concelho de Albufeira, onde tem procurado, desde o primeiro momento, satisfazer os requisitos do contrato, as exigências do cliente e a satisfação dos munícipes, mas também melhorar os serviços que presta.