Madeira limpou 55 hectares de terreno e plantou 25 mil novas plantas

by Inês Gromicho | 22 Novembro 2018 10:15

O Parque do Montado do Pereiro, em Santa Cruz, na Madeira, foi limpo e reflorestado com 25 mil novas plantas no espaço de um mês e meio, informou ontem a secretária com a tutela do Ambiente, Susana Prada, citada pela agência Lusa.

Numa visita que fez ao local, a governante explicou que esta é a altura certa para proceder a este tipo de trabalhos. “Chegado o outono é altura de reflorestar, pelo que o Governo Regional terminou agora a reflorestação do Parque do Montado do Pereiro com 55 hectares e foram plantadas 25 mil plantas”, disse. Explicou também que “foram plantadas espécies indígenas e exóticas folhosas, porque o objetivo é travar a erosão do solo, tornar a floresta mais resistente aos fogos e valorizar a paisagem”.

Foram usadas espécies indígenas como o loureiro, til, estreleira, vinháticos e faia das ilhas – e plantas não indígenas, mas folhosas, como o castanheiro, carvalho, faia europeia e nogueira.

Susana Prada realçou que “este é um trabalho que é feito após o período de verão, em que se procede à limpeza da floresta” e que demorou cerca de um mês e meio o período de reflorestação do espaço.

A governante diz que estão a ser feitas outras reflorestações em outros locais da ilha que serão oportunamente mostrados.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/madeira-limpou-55-hectares-de-terreno-e-plantou-25-mil-novas-plantas/