Madeira promove mega-apagão para ajudar aves marinhas

Mil candeeiros de rua vão apagar-se na Madeira, a 30 de outubro, para ajudar as aves marinhas a deslocarem-se para o mar em segurança. Cada candeeiro representa 10 euros de donativos angariados na campanha “Noite Com Vida”, da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

Este mega-apagão acontece das 20h às 23h, uma altura crítica onde as cagarras juvenis saem dos ninhos: “iremos criar um caminho seguro no céu para que as aves possam voar em direção ao mar em segurança. Mas mais do que isso, iremos demonstrar como reduzir a iluminação artificial excessiva pode salvar aves”, diz Elisa Teixeira da SPEA Madeira.

Todos os anos, na Madeira, Açores e Canárias, a poluição luminosa leva a que centenas de juvenis de aves marinhas fiquem encandeados, caindo por terra e podendo ficar feridos ou mesmo morrer. Na tentativa de angariar algum do financiamento necessário para salvar estas aves e reduzir a poluição luminosa, a SPEA lançou no inverno passado esta campanha de angariação de fundos, no âmbito do projeto LIFE Natura@night, que procura estudar e reduzir os impactos negativos da poluição luminosa na Macaronésia.

A organização convida ainda os madeirenses a juntarem-se a esta iniciativa, apagando a iluminação exterior das suas casas e edifícios durante o mega-apagão ou no período de 15 de outubro a 15 de novembro.

Até 5 de novembro, decorre ainda a campanha “Salve uma Ave Marinha”, na qual voluntários e técnicos da SPEA percorrem a ilha em busca de aves que precisem de ajuda para chegar ao mar.