Maior encontro de empresas ligadas à Economia do Mar regressa a Portugal

Maior encontro de empresas ligadas à Economia do Mar regressa a Portugal

Categoria Advisor, Agenda

Cascais volta a acolher o maior encontro de empresas ligadas à economia do Mar, nos próximos dias 2 a 4 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril. Com o alto patrocínio do Presidente da República, a BioMarine Business Convention, que regressa a Portugal no seu décimo aniversário, vai reunir cerca de 300 CEO e executivos de todo o mundo num encontro para debater a melhor utilização dos recursos marinhos para a nutrição, cosméticos, produtos farmacêuticos e biomateriais.

Nesta edição, a BioMarine traz pela primeira vez a Portugal a MyBlueCity, uma exposição interativa aberta ao público nos dias 3 e 4 de Outubro que pretende mostrar à população todo o potencial dos recursos marinhos. Desde barcos solares a provas de alimentos feitos com algas, os visitantes são convidados a experimentarem o que de melhor se faz de azul em Portugal.

Portugal tem-se afirmado nos últimos anos como o país da moda azul justificando por isso a decisão da BioMarine, a única plataforma de investimento internacional dedicada à bioeconomia azul, de voltar a realizar este evento em Cascais, quatro anos depois.

No encontro deste ano, a BioMarine vai apresentar projetos, startups e empresas dos vários setores da Economia Azul. Além do lançamento de um consórcio de PMEs que trabalham com bioplásticos especiais feitos de algas marinhas e outros recursos marinhos, a organização pretende ainda impulsionar um projeto de cooperação internacional que visa contribuir para o desenvolvimento económico e social das comunidades locais através do aproveitamento de recursos biológicos marinhos.

Entre os dias 2 e 4 de outubro decorrerão na BioMarine Business Convention 18 workshops, 2 workshops de inovação, 37 lançamentos de PMEs e estarão reunidos cerca de 300 participantes de 18 países diferentes, entre CEOs, investidores, orgãos governamentais e investigadores.

A par desta convenção de negócios, nos dias 3 (todo o dia) e 4 de outubro (manhã) vai estar aberta ao público a MyBlueCity, a primeira exposição imersiva que pretende recriar uma cidade azul, onde cada distrito representa os diferentes sectores da Economia Azul. A cidade está organizada em torno de sete distritos que vão acolher 47 demonstrações de projetos, startups ou empresas. Estas demonstrações devem explicar para cada produto e/ou serviço toda a cadeia de valor e quais são as principais transformações que fazem, da matéria-prima selecionada, um produto tão inovador.