Maior encontro de utilizadores de ESRI em Portugal começa quarta-feira

Maior encontro de utilizadores de ESRI em Portugal começa quarta-feira

O 13º Encontro de Utilizadores Esri Portugal (EUE) começa no próximo dia 7 de outubro, na Culturgest, com a apresentação das mais recentes novidades da plataforma ArcGIS pelo diretor de soluções da Esri Inc, Damian Spangrud, e pelo CEO da Esri Portugal, Rui Sabino.

“SIG: Liderança, Inovação e Crescimento” é o lema do EUE 2015. Nuno Oliveira, da Microsoft Portugal, é o primeiro keynote speaker da manhã e vai falar sobre a importância da inovação e o seu papel na estratégia de crescimento das organizações, que, em muitos casos, as conduz à liderança de mercado.

Outro dos pontos altos da manhã da sessão plenária será a intervenção de Francisco Gomes, vice-presidente da secretaria geral do ministério da Administração Interna, que vai apresentar o projecto GeoMAI, o maior projeto do país na área dos SIG, que vai ser desenvolvido e implementado ao longo dos próximos três anos e vai permitir que todas as forças de segurança nacionais possam interagir através de única plataforma geográfica de partilha de informação e suporte à tomada de decisão – a plataforma ArcGIS.

Destaque, ainda, para a sessão “Plataforma ArcGIS ao Serviço do Utilizador” com a presença do Conselho Nacional de Maputo (Moçambique), da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto que irão apresentar o trabalho que têm desenvolvido com recurso à Plataforma ArcGIS nas suas organizações.

À tarde, o Comité Olímpico de Portugal vem mostrar o projeto Lisboa2Baku, considerado a melhor iniciativa de promoção dos Jogos Europeus de 2015 pelos Comités Olímpicos Europeus e que contou com a participação da Esri Portugal.

Ao longo de dois dias, os cerca de mil participantes no maior encontro de Sistemas de Informação Geográfica em Portugal vão assistir a mais de 70 apresentações, distribuídas por uma sessão plenária e cinco sessões paralelas, que vão apresentar os melhores projetos SIG nacionais e internacionais da atualidade, bem como as mais recentes novidades da tecnologia ArcGIS.

A Esri Portugal promove ainda dez workshops gratuitos para que os utilizadores possam conhecer as grandes inovações da tecnologia ArcGIS.

Em 2014, o EUE contou com mais de 1000 participantes entre clientes e parceiros da Esri Portugal: desde os simples utilizadores SIG a estudantes e investigadores, programadores, técnicos, analistas, gestores de projeto e consultores, e mesmo diretores e decisores.