Maior evento internacional sobre água realiza-se este mês no Porto

Maior evento internacional sobre água realiza-se este mês no Porto

É já a partir do próximo dia 24 de setembro que vai decorrer, no Porto, o maior evento sobre a água jamais realizado em Portugal. São 900 os inscritos, entre cientistas, especialistas de todas as áreas e consultores, provenientes de seis dezenas de países dos cinco continentes, e ainda quase uma centena de empresas da fileira da água. Estes são os grandes números da Porto Water Innovation Week (PWIW), um evento internacional que fará da cidade do Porto a capital europeia da água e inovação, entre os próximos dias 24 e 30 de setembro.

A iniciativa, que decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto é composta por três grandes eventos: a EIP Water Conference e a Mayors&Water Conference, ambas com a chancela da Comissão Europeia, e o Water Innovation Lab Europe, idealizado pela empresa canadiana Waterlution. É nesta diversificada temática que os líderes de opinião mundiais da fileira da água e inovação no setor farão o ponto de situação do elemento essencial da vida que é a água nas suas múltiplas utilizações.

Entre os inscritos de cerca de 60 países, há representantes que, de algum modo, surpreendem, como são os casos do Butão, Irão, Iraque, Mali, Nepal ou Togo. Esta diversidade significa que tanto o presente como o futuro do elemento água constituem preocupação transversal do mundo, pelo que é determinante debater o tema do ponto de vista das diferentes áreas do conhecimento, sendo todas elas relevantes.

Uma semana dedicada à inovação com quatro grandes eventos

A EIP Water Conference 2017, promovida pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIPWater), realiza-se nos dias 27 e 28, sendo esta a quarta edição da conferência internacional. Aqui serão debatidas as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor, sempre com o duplo objetivo de derrubar as barreiras à inovação e de criar oportunidades de negócio. Há, portanto, um grande enfoque nas áreas científicas e empresariais.

Por sua vez, a conferência Mayors & Water Conference 2017, que se realiza no dia 29, vai focar-se na Agenda Urbana para a Água 2030 (AUA20130)  e na demonstração de casos de estudo sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão da água nas cidades. Será também a oportunidade para que as cidades, através dos seus decisores políticos, assinem a “Declaração do Porto para a AUA20130, em que se comprometem a apoiar o processo de cooperação entre as cidades e a Comissão Europeia no desenvolvimento da referida agenda. Naturalmente que o Porto, através da Câmara e da Águas do Porto, terá ocasião de demonstrar as boas práticas implementadas na cidade por ação desta empresa municipal.

Para os mais jovens, entre os 18 e os 35 anos, está destinado o Water Innovation Lab Europe Porto 2017”, que ocupará toda a semana de 24 a 29. Esta iniciativa destina-se a reproduzir um ambiente laboratorial propício, que convide à colaboração entre jovens líderes, mentores e facilitadores de ideias, pelo que constituirá de certeza uma experiência única e inesquecível de aprendizagem intergeracional e intersetorial para todas as dezenas de participantes.

Mas a Porto Water Innovation Week também quer envolver a cidade e as pessoas neste importante acontecimento sobre a sustentabilidade das cidades no que diz respeito aos recursos hídricos. Para isso, vai realizar-se uma ação designada Water & People, que será transversal a todos os eventos daPWIW. Porque se destina a envolver todos os cidadãos na temática da água e da inovação, contempla várias ações de animação de rua e artes performativas, entre 27 e 30 de setembro. Esta iniciativa culmina com a quarta edição do Aquaporto 2017, aquele que é o tradicional festival da água promovido anualmente pela Águas do Porto desde 2014, no Parque da Cidade, e que desta vez acontece nos dias 29 e 30 de setembro.

Todas as iniciativas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, à exceção do Innovation Dinner e do Water Innovation Lab Europe Porto 2017. Durante o evento, decorrerá uma grande exposição de empresas da fileira da água, que contará com a presença de cerca de 100 expositores provenientes de vários países.

A iniciativa é uma organização conjunta da Câmara do Porto, através da empresa municipal Águas do Porto, Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água.