Mais de 108 mil pessoas já recebem a tarifa social da luz

Mais de 108 mil pessoas já recebem a tarifa social da luz

Categoria Ambiente, Energia

Em dezembro do ano passado havia 108.299 pessoas que beneficiavam da tarifa social da eletricidade, que pode garantir um desconto na fatura mensal da luz na ordem dos 34%. Os dados foram enviados ao Público pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e mostram que no final do ano passado o número de beneficiários dos descontos na eletricidade aumentou 136% face ao mesmo período de 2014, altura em que não ia além de 45.711.
segundo o Público, este total de beneficiários representa apenas um quinto das 500 mil famílias a quem o Governo anterior quis alargar a tarifa social, mas mostra um crescimento expressivo das adesões em 2015, depois de a ERSE ter aberto um processo de investigação à EDP por suspeita de que a empresa estava a dificultar a adesão dos seus clientes aos descontos.
Os dados da ERSE revelam que o aumento é ainda mais expressivo no gás: no final de 2014, apenas 5203 agregados familiares beneficiavam do desconto na fatura do gás natural, mas o número já chegava aos 12.579 em dezembro de 2015 (+ 141,8%). Uma evolução que poderá explicar-se com o facto de ter havido mais clientes com ofertas duais (que juntam gás e eletricidade) a conseguir beneficiar do desconto.