Mais de 15 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos em Festas e Romarias revertem a favor de causas sociais

Mais de 15 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos em Festas e Romarias revertem a favor de causas sociais

Pelo terceiro ano consecutivo, a LIPOR e os municípios associados estão a promover a recolha seletiva em festas, romarias e similares, revertendo o material reciclável recolhido a favor da beneficiação de causas sociais.

Nas festas e romarias-alvo, são disponibilizados contentores identificados para os diferentes materiais e distribuídos sacos aos comerciantes para a separação de resíduos, sendo estes, alvo de sensibilização presencial: estão presentes equipas operacionais com vista ao incremento da separação dos materiais recicláveis produzidos no local e é efetuada a pesagem de todos os resíduos recicláveis recolhidos. O processo tem associada uma campanha de comunicação com o mote “Os seus resíduos podem ser a peça que falta!”.

No primeiro semestre deste ano, um total de 14 festas e romarias foi alvo de implementação deste processo de gestão de resíduos, o que resultou na sensibilização presencial de 334 comerciantes e na recolha seletiva de 15,4 toneladas de resíduos de papel, cartão, embalagens de plástico e metal e de vidro, representando um incremento de 30% face aos resultados obtidos no período homólogo.

A recolha seletiva em festas e romarias estará em implementação até ao final do mês de outubro. Visite: https://www.lipor.pt/pt/servicos/recolhas/festas-e-romarias/.