Luís Simões, Pneus do Alcaide, Carreras Grupo Logístico, LEROY MERLIN, DDO – Derivados de Ovos Lda. e CAC II – Companhia Avícola do Centro SA. são as empresas que, em 2024, aderiram à plataforma Lean & Green da GS1 Portugal, entidade responsável pela implementação de standards para a promoção de uma maior eficiência ao longo de toda a cadeia de valor.
“O principal objetivo da GS1 Portugal é incentivar as empresas a alcançar um nível de sustentabilidade mais elevado através da redução voluntária das suas pegadas carbónicas”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal.
Ao longo de cinco anos, estas empresas serão acompanhadas pela GS1 Portugal, com encontros periódicos de avaliação da implementação das medidas definidas. O objetivo de todas as empresas participantes é o mesmo: atingir 0% de emissões. Por cada patamar alcançado, as empresas são premiadas com uma estrela Lean & Green, num total de cinco.
Para aderir à iniciativa, cada empresa começa por definir um plano de ação, com a duração máxima de cinco anos. Esse plano define as etapas de um compromisso da empresa em reduzir, pelo menos, 20% das emissões. Para receber o prémio Lean & Green, o plano tem de ser validado por uma auditora independente, que, por um lado, avalia a pegada de carbono das suas atividades logísticas e de transporte, por outro, comprova a viabilidade do plano em alcançar uma redução mínima de 20% das suas emissões num período de cinco anos.
O compromisso com a sustentabilidade das empresas participantes no programa Lean & Green em Portugal será reconhecido com a atribuição de prémios e estrelas Lean & Green, no 1.º Congresso Internacional de Sustentabilidade da GS1 Portugal, a 23 de janeiro, no Centro Cultural de Belém.