Mais de 90 pessoas aceitaram o desafio de limpar a Serra de Montejunto

Mais de 90 pessoas aceitaram o desafio de limpar a Serra de Montejunto

Realizou-se, no passado sábado, dia 5 de junho, a atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto”, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Ambiente promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC) que reuniu 93 participantes de ambos os concelhos.

Segundo uma nota divulgada à imprensa, a atividade decorreu no período da manhã, em território da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto. Repartiu-se por cinco grupos, no sentido de garantir o distanciamento necessário e as normas de segurança, tendo envolvido pessoas dos seis aos 76 anos. E todos os participantes usaram máscara durante a atividade, tendo a organização fornecido álcool-gel e luvas.

A AMAC salienta a importância da atividade, não só a nível local como a nível nacional, agradecendo a participação de todos os “guardiões do ambiente” que disseram “sim” à iniciativa, lê-se na nota.

A organização lembrou ainda que a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto é de todos e para todos, cabendo a cada a cada um protegê-la.

Comemorado desde o dia 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos, em mais de 100 países, com um tema específico, sendo que a Restauração de Ecossistemas constitui a temática de 2021. A restauração de ecossistemas pode assumir diversas formas, que vão desde a plantação de mais árvores autóctones até ao controlo e erradicação de espécies exóticas. Aborda também a criação de cidades mais verdes, mudanças nos padrões de consumo e dieta ou remoção de lixo para garantir ecossistemas mais limpos.