Mais uma fábrica da Volvo alimentada a 100% com eletricidade renovável

A fábrica em Daqing, na China, da Volvo Cars é agora alimentada a 100% através de eletricidade renovável, anuncia a empresa. A Volvo já havia anunciado, em 2020, que a sua fábrica de Chengdu, no mesmo país, também era fornecida com eletricidade de impacto ambiental neutro, refere em comunicado.

De acordo com a empresa, “os 100% de Daqing, elevam agora para 90% o mix global de eletricidade renovável da Volvo Cars na sua rede produtiva, um passo importante com vista ao objetivo de tornar o seu processo de produção ambientalmente neutro até 2025”.

A eletricidade para a fábrica de Daqing será gerada através de “biomassa (83%) e energia eólica (17%), o que reduzirá as emissões anuais de CO2 da fábrica em cerca de 34.000 toneladas”, pode ler-se na mesma nota. A origem da biomassa, segundo a empresa, será a utilização de resíduos agrícolas e florestais de origem local e sustentável.

De acordo com Javier Varela – Head of Industrial Operations and Quality, “a sustentabilidade é tão importante como a segurança. Para atingirmos os nossos ambiciosos objetivos ambientais, é crucial atuar nas emissões provenientes da nossa rede de produção É com muita satisfação que anunciamos que a nossa fábrica de Daqing opera agora a 100% com eletricidade com impacto ambiental neutro”.

Além de Daqing, a Volvo Cars tem vindo a realizar progressos na redução de emissões das suas fábricas na China. Nos últimos meses a empresa tem estado em contacto próximo com os seus fornecedores locais, encorajando-os a seguir o seu exemplo e a mudar para energia 100% neutra para o clima: “Até agora a resposta obtida tem sido muito positiva”, assegura a empresa.

“Hora do Planeta” 

A Volvo Car Portugal será um dos parceiros da divulgação da “Hora do Planeta”, que irá decorrer este sábado, dia 27 de março às 20h30.  Este é um evento histórico que nasceu em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes, mostrando a sua preocupação com as alterações climáticas.