“Mares Circulares” limpam praias de Matosinhos e de Gaia

“Mares Circulares” limpam praias de Matosinhos e de Gaia

O Programa “Mares Circulares” vai estar nas praias do Aterro, em Matosinhos e Salgueiros, em Gaia, nos próximos dias 30 e 31 de outubro, respetivamente. Entre as 10h e as 12h30 cerca de 200 voluntários vão percorrer cada um dos areais a recolher os resíduos. A participação é aberta à população em geral mas sujeita a inscrição através do e-mail: geral@lpn.pt (indicando nome e data de nascimento).

Além das intervenções nas praias e costas portuguesas, este programa tem uma vertente de sensibilização ambiental sobre a problemática do lixo marinho, “como como chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular”, refere a organização em comunicado.

Em Matosinhos a ação de sensiblização conta com participantes da Indaqua, (Re) Investe e das Escolas Secundária da Boa Nova e da EB23 Fernado Pinto Oliveira. Decorre nos dias 28 e 29 de outubro, antes da limpeza. No caso de Gaia, participam as Águas de Gaia, a Escola Secundária Inês de Castro e a Cerci Gaia, nos dias 28 e 30 de Outubro.

A sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza nas praias do Aterro e Salgueiros são da responsabilidade da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Organização Não Governamental parceira do projecto “Mares Circulares” em Portugal e conta com o apoio das Câmaras Municipais de Matosinhos e de Gaia.

Este ano, o Programa “Mares Circulares” já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura (Ilha de São Miguel), na praia de Galapos (Setúbal), na praia do Bom Sucesso (Óbidos) e na Praia de Melides (Grândola) contando já com a participação de mais de 2000 voluntários. Estão ainda previstas acções de limpeza de praia e de sensibilização ambiental em Faro (7 de Novembro na Praia de Faro), Seixal (12 de vovembro na Ponta dos Corvos) e Porto Santo (13 de novembro na Praia do Porto Santo).

A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de mais de 100 praias e ambientes aquáticos, num total de duzentos e setenta quilómetros de costa em colaboração de diversas ONG’s e com o
contributo de milhares de voluntários de diversas instituições, associações e sociedade civil. É um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.