Mares Circulares realiza ações de sensibilização de limpeza de praias e reciclagem

Mares Circulares realiza ações de sensibilização de limpeza de praias e reciclagem

Durante o fim-de-semana, o Mares Circulares, ambicioso programa ibérico de intervenção e voluntariado, com limpeza de praias, reservas marinhas e fundos marinhos que a Fundação Coca-Cola e a Coca-Cola European Partners estão a levar a cabo na Península Ibérica, prossegue as suas ações, após a realização da limpeza da Praia da Ponta dos Corvos, no Seixal, na semana passada.

No próximo sábado, dia 11 de agosto, entre as 12h00 e as 19h00, irá realizar-se na Praia da Franquia, no concelho de Odemira, uma ação de sensibilização para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens de forma a terem uma atitude mais responsável com o meio ambiente.

No domingo, dia 12 de agosto, será a vez da Praia da Figueirinha, em Setúbal, receber esta iniciativa, também entre as 12h00 e as 19h00. Em ambas as praias será montada a Tenda Mares Circulares, produzida com materiais sustentáveis, que integra quatro zonas diferenciadas onde serão realizadas diferentes actividades.

Na zona de reciclagem, um grande contentor em forma de garrafa da Coca-Cola servirá para depositar as garrafas que os veraneantes queiram reciclar e onde poderão ver exemplos de objetos que podem ser produzidos a partir da reciclagem. Outros quatro contentores estarão disponíveis para a recolha de outro tipo de resíduos como latas, papel ou vidro. Na zona de formação, um grande painel informativo conta o compromisso da Coca-Cola relativamente às embalagens e uma exposição mostra objectos realizados com base em plástico reciclado.

Os mais pequenos terão oportunidade de participar numa oficina infantil, orientados por um monitor, onde poderão realizar trabalhos manuais com tampas de garrafas e aprender a reutilizar objectos de forma criativa, enquanto aprendem a importância da reciclagem. Em simultâneo, decorrerão diferentes acções de activação na praia, com pontos para tirar fotografias divertidas, e troca de embalagens por brindes.

Denominada “Mares Circulares”, esta iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com o objectivo de melhorar o meio ambiente numa lógica de economia circular e de sensibilização para a cidadania, chamando a atenção para a importância da reciclagem e correta gestão de resíduos. O projeto contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONG’s e fundações.

O programa arrancou no início do mês com uma acção de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos, em colaboração com a Fundação ECOMAR e o apoio de duzentos escuteiros presentes no Acampamento Nacional de Escuteiros Marítimos, onde foram recolhidos 368 quilos de resíduos que seguirão para tratamento e reciclagem selectiva e dez quilos de PET que serão transformados e reintroduzidos na economia.

Para Márcio Cruz, diretor de Relações Externas e Comunicação da Coca-Cola European Partners em Portugal: “Mares Circulares é uma oportunidade de responder ao compromisso que temos numa das áreas mais importantes da nossa estratégia de sustentabilidade, definida no programa Avançamos, onde na área das embalagens temos como compromisso recolher 100% das embalagens dos nossos produtos para que nenhuma termine como resíduo, especialmente nos oceanos.”

A Coca-Cola vai promover ainda um concurso para premiar a ideia mais inovadora sobre lixo marinho, atribuindo 5 mil euros ao vencedor para que possa desenvolver estudos nesta área. Mares Circulares é, por isso, um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.