Maria Amélia Martins – Loução junta-se ao projeto de sustentabilidade da Green Media

Maria Amélia Martins – Loução junta-se ao projeto de sustentabilidade da Green Media

A Agência de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, Green Media, acaba de anunciar a bióloga e professora Catedrática de Ciências na Universidade de Lisboa, presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologista, Maria Amélia Martins – Loução como o mais recente membro do Comité do Projeto de Sustentabilidade.

Ao longo de largos anos, esta bióloga esteve envolvida e conduziu estudos sobre estratégias de uso de nitrogénio (N) em plantas, incluindo diferentes programas de investigação financiados (projectos FCT e UE), Acções COST e Associações Internacionais de Jardins Botânicos, levando à colaboração com o Sistema Internacional de Gestão de Nitrogénio (INMS) e com a rede de educação em jardins botânicos (BGEN).

A investigadora, segundo a Green Media, rege-se por três objetivos, sendo eles a promoção da ciência das plantas, para melhorar o conhecimento e a sensibilidade dos cidadãos e estudantes sobre a importância das plantas no ecossistema, a comunicação sobre o papel do N no ecossistema, visando a minimização deste como problema ambiental e programas de educação em sustentabilidade ecológica, aplicados a alunos do ensino básico e secundário, para a promoção do cE3c como unidade de investigação.

Em 2010, venceu o 1.º Prémio Ibero-americano de Botânica, ‘Cortes de Cádiz’ e em 2011, recebeu o Prémio pelo trabalho realizado em alfarroba.  Maria Amélia Martins – Loução soma ainda prémios nomeados pela Académica Correspondiente da Real Academia de Farmácia, em Espanha, pelo Centro Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), Salamanca, Espanha como Correspondente estrangeira e pela Associação Portuguesa de Valorização e Desenvolvimento da Alfarroba (AIDA) como ‘Membro Honorário’. Em 2016 foi considerada, pelo Ciência Viva, uma das 100 Mulheres Cientistas.

Com o intuito de chegar às empresas sob o mote da Sustentabilidade, adquirindo novas medidas de preservação e proteção do ambiente, o Projeto tem como compromisso a renovação de estratégias e iniciativas “green” para as empresas.

Maria Amélia Martins – Loução recebeu um Ph.D. Dr. em Ecologia e Sistemática pela Universidade de Lisboa em 1985, defendeu em 1995 as provas de agregação em Ecologia, pela Universidade de Lisboa e em 2014 o Mestrado de Comunicação de Ciência pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, trabalha no grupo ‘Plant Soil Ecology’ (PSE) do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, focando a sua pesquisa na promoção da ciência e na comunicação da conservação da biodiversidade para a educação e desenvolvimento sustentável.