Masdar e Cepsa criam empresa conjunta para desenvolver projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha

Masdar e Cepsa criam empresa conjunta para desenvolver projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha

Categoria Ambiente, Energia

A Masdar, uma das principais empresas de energia renovável do mundo e subsidiária da Mubadala Investment Company, e a Cepsa, companhia global de energia e química de propriedade da Mubadala Investment Company e do Carlyle Group, anunciaram hoje um acordo para criar uma empresa conjunta – – (joint venture) com o objetivo de desenvolver projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha.

Esta joint venture, participada em 50% por cada uma das empresas, foi anunciada na Abu Dhabi Sustainability Week 2020, um dos eventos, sobre sustentabilidade, mais importantes a nível mundial, que se realiza por estes dias na capital dos Emirados Árabes Unidos e que conta com as presenças de Khaled Abdulla Al Qubaisi, conselheiro delegado da plataforma de Aeroespacial, Renováveis e TIC da Mubadala Investment Company, e Mussabbeh Al Kaabi, conselheiro delegado da plataforma de Petróleo e Petroquímica da  Mubadala Investment Company, e presidente e conselheiro da Cepsa.

A nova  empresa, Cepsa Masdar Renováveis, vai dedicar-se ao desenvolvimento de projetos de energia eólica e solar fotovoltaica na Península Ibérica, com o objetivo inicial de ter 500 a 600 MW de capacidade.

“Na Masdar, temos orgulho de contar com nossa sólida experiência em energias renováveis para ajudar Espanha e Portugal a aumentar a percentagem de energia limpa em seu mix de energia. A Península
Ibérica é uma zona atrativa para os investidores em energias renováveis e esperamos expandir, ainda mais, o nosso portfólio em energias renováveis na Península Ibérica, uma vez que fortalecemos a
nossa aliança com a Cepsa”, disse Al Ramahi, administrador delegado da Masdar.

Philippe Boisseau, CEO da Cepsa, acrescentou: “Como companhia energética global, estamos a construir um portfólio diversificado de negócios. As energias renováveis são um dos pilares fundamentais da  transição energética e é um dos campos em que queremos expandir a nossa presença. O acordo com a Masdar representa uma importante alavanca para o nosso crescimento neste setor, focado em Espanha e Portugal.”

Em 2018, as energias renováveis representavam 55% do consumo total de eletricidade em Portugal e o país fixou como objetivo para 2030, alcançar os 80%. Já em Espanha, o objetivo para as energias renováveis é que representem 74% do mix de eletricidade até final desta década.

A Masdar opera em Espanha desde 2008, através da Torresol Enery e fornece energia a mais de 107.000 residências, tendo instalações na província de Cádiz y Sevilha, onde gere a Gemasolar, a primeira usina  de energia solar em escala solar do mundo capaz de fornecer energia 24 horas por dia.

A Cepsa opera um parque eólico em Jerez de la Frontera (Cádiz), com uma capacidade instalada de 28,8 MW e uma produção estimada de 72 GWh por ano. O parque produz a energia equivalente ao consumo anual de mais de 20.000 residências, evitando assim a emissão de 32.000 toneladas de CO2 por ano.