Matosinhos adota Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Matosinhos adota Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Categoria Advisor, Agenda

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, preside amanhã, pelas 9h30, à sessão de abertura de um workshop destinado a debater a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), documento que se encontra em preparação. A iniciativa visa dar a conhecer o trabalho já realizado e recolher contributos de atores locais para a elaboração do plano a adotar.

Constituindo um dos grandes desafios ambientais, sociais e políticos da atualidade, conforme pode ser tragicamente constatado a cada semana que passa, a adaptação às alterações climáticas tem sido encarada pela Câmara Municipal de Matosinhos como uma forma de garantir a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar da população. A EMAAC constitui, assim, uma forma de promover uma resposta local para o problema, promovendo um conjunto de ações destinadas a atalhar e minimizar os efeitos das mudanças verificadas no clima.

A partir da identificação e priorização das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos, bem como da projeção das alterações previsíveis até ao final do século, o município de Matosinhos está a definir um conjunto integrado de opções de adaptação, tendo em vista responder não apenas ao clima futuro, mas também aos diferentes impactos climáticos já observados em todo o concelho.