MatosinhosHabit junta-se à LIPOR para recuperação de equipamentos elétricos e eletrónicos

A MatosinhosHabit assinou um protocolo de colaboração com a LIPOR no âmbito do projeto CREW – Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. O objetivo, segundo o departamento de habitação do município de Matosinhos, é proporcionar uma nova vida a estes equipamentos, promovendo a recuperação dos mesmos e incentivando também a sua reciclagem.

Tendo como uma das suas maiores preocupações a sustentabilidade ambiental, e tendo a LIPOR como um parceiro essencial na dinamização de várias iniciativas, a MatosinhosHabit pretende, assim, criar no concelho um espaço de formação e capacitação que promova a retoma de vários equipamentos que tenham potencial para serem recuperados.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, afirma que “esta iniciativa vai ao encontro do plano de acção que definimos para este ano, já que a MatosinhosHabit assumiu, como um dos seus principais eixos de intervenção, o trabalho com a população favorecendo ambientes inclusivos e saudáveis. Uma acção que passa pelo apoio às comunidades locais, sensibilizando-as para uma melhor gestão dos seus recursos disponíveis”.

Esta parceria entre as duas entidades estabelece também diversos mecanismos de cooperação que tornam possível a participação conjunta em projetos de recuperação de pequenos equipamentos eléctricos, tendo em conta o ciclo de vida de produtos identificados como REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Electrónicos).

Por outro lado, Tiago Maia, salienta que “estes princípios, a par, com uma maior consciencialização da população face ao desperdício, à utilização inadequada, ao desuso inapropriado dos recursos e ao impacto ambiental, vêm intensificar a intervenção junto da comunidade e a promoção de iniciativas de estímulo a práticas do uso consciente dos recursos, designadamente quanto ao incentivo para a reciclagem e na redução da produção de lixo”.

Para além dos objetivos a que se propõe, o projeto CREW também poderá ser aplicado a instituições de solidariedade social, sendo que a doação reverterá para as mesmas tendo em conta um plano de ações de sensibilização e formação a decorrer no âmbito deste programa. Assim, e no seguimento do protocolo, serão entregues à Associação Social de Desenvolvimento de Guifões, sete computadores para utilização interna.

Apesar da consciencialização da população para a importância da preservação ambiental e da reciclagem e, segundo a Lipor, existe ainda uma problemática crescente da descartabilidade de equipamentos elétricos e eletrónicos, dos quais só 20% são, efectivamente, entregues para reciclagem.

O protocolo agora estabelecido vem dar assim continuidade à parceria já estabelecida entre a MatosinhosHabit e a LIPOR, iniciada com a campanha solidária “O Tampinhas”. De salientar ainda que esta acção conta com a colaboração de todos os lojistas da Galeria Comercial onde se encontra sediada a MatosinhosHabit.