Mattias Goldmann em Portugal para a conferência inaugural do Greenfest

Mattias Goldmann em Portugal para a conferência inaugural do Greenfest

Mattias Goldmann, líder do Fores – Forum for Reforms, Entrepreneurship and Sustainability vai marcar presença na conferência inaugural da 10ª edição do Greenfest, evento que decorre entre os dias 28 de outubro e 1 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril.

“O papel dos cidadãos e empresas, na execução dos O.D.S. – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030” é o tema da conferência deste fórum que reúne 50 líderes empresariais no projeto 2030-secretariat que pretende eliminar os combustíveis fósseis no sector dos transportes dentro de 13 anos. Entre os parceiros deste projeto estão empresas como a BMW, a NISSAN, a Hyunday e a Scania mas também a E.On ou a Schneider Electric.

Nos 17 objetivos definidos pelas Nações Unidas para serem implementados até 2030 há um dedicado às energias renováveis e acessíveis, que pretende, entre outros, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.

Mattias Goldmann tem sido um dos maiores ativistas mundiais na defesa de energias limpas. É considerado um dos mais influentes oradores na área da sustentabilidade em todo o mundo e uma das vozes mais ouvidas na Suécia, o seu país de origem. Suécia, que volta a ser país convidado desta edição do Greenfest, juntamente com a Holanda.

Na conferência inaugural do Greenfest estão ainda confirmados oradores com experiências de relevo nestas áreas como Artur Santos Silva, ex-presidente da Fundação Gulbenkian e actual Presidente da Fundação La Caixa, a investigadora Maria Mota, a secretária-geral do BCSD, Sofia Santos, o presidente da comissão executiva da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha,  e a presidente da associação Grace, Paula Guimarães.

Para além da conferência inaugural é de destacar ainda dia 28 da parte da tarde a conferência “Economia Azul” a pretexto do Dia Mundial do Mar, que conta no painel de oradores com o diretor-geral da Direcção-Geral de Política do Mar, Fausto Brito e Abreu, o presidente do Oceanário de Lisboa, João Falcato, e o mentor do Greenfest, Pedro Norton de Matos, entre outros. Destaque ainda para o Global Day do Green Destinations, sobre turismo sustentável e que decorre ao longo de dia 29.

Entre as atividades que os visitantes podem realizar estão rastreios de saúde e inúmeras iniciativas na área de saúde e bem-estar, visitar um mercado de produtos biológicos, participar em showcookings, workshops de apicultura, compostagem, construção, tecelagem, artes e ofícios, eficiência energética, entre muitos outros, havendo também a possibilidade de testar automóveis elétricos e híbridos e fazer uma adoção responsável de animais.