Melgaço com evento que combina turismo e natureza

Melgaço com evento que combina turismo e natureza

Melgaço realiza pela primeira vez um evento em volta do turismo de natureza. “Pegada Zero – I Jornadas de Turismo de Natureza (PNPG) – Melgaço 2016” que acontece entre 20 e 23 de outubro.

Situado na área protegida mais importante de Portugal, o parque nacional da Peneda-Gerês, e integrado na reserva mundial da biosfera, este evento pretende contemplar várias atividades que permitirão conhecer a região, as suas gentes e costumes.

O local escolhido para o evento foi Porta de Lamas de Mouro, pela sua contextualização, assim como pela existência de espaços, infraestruturas e equipamentos de apoio (parque de merendas; auditório; salas para workshops; espaços expositivos; centro de BTT, entre outros) que permitem a realização de múltiplas atividades.

Esta iniciativa pretende assim, criar um evento na região sobre a temática do “turismo de natureza” e promover ações de sensibilização sobre a conservação da natureza. Destaque ainda para os agentes da região envolvidos: empresas de animação, restauração, alojamento, comunidade local, entre outras.

Do programa constam várias atividades e ações, tais como rafting, canyoning, percursos pedestres, provas de alvarinho, passeio de jipe, percursos de BTT, batismo hípico, primitive race, arvorismo, slide, rappel, escalada e ainda a possibilidade de se observar as cabras montês, uma espécie rara em Portugal, existindo apenas na serra do Gerês e na serra Amarela. O evento oferece também a possibilidade de participação em diversos workshops.