Mercado livre de luz já conta com 4,5 milhões de clientes

Mercado livre de luz já conta com 4,5 milhões de clientes

Categoria Ambiente, Energia

O mercado livre de eletricidade alcançou um número acumulado de cerca de 4,5 milhões de clientes em maio, com um crescimento líquido de cerca de 32 mil clientes face a abril de 2016. Os dados foram avançados pela ERSE e revelam ainda que há 1,6 milhões de clientes no mercado regulado, como tal, sujeitos às tarifas transitórias de 2,5%, o que representa um aumento de 1,18 euros numa fatura média mensal de 47 euros, explica o Jornal i.

O número de clientes no mercado livre cresceu 0,7% em maio face a abril. Desde maio de 2015, o número de consumidores no mercado livre cresceu 12%, a uma taxa média mensal de 1%.

Em termos de segmentos, praticamente a totalidade dos consumos de grandes consumidores está no mercado livre. Já no segmento dos consumidores domésticos, o consumo em mercado livre está acima dos 78% do total do segmento (cerca de 71% em maio de 2015), com um crescimento sustentado desde o final de 2012.

A EDP Comercial manteve, em maio, a sua posição commo principal operador no mercado livre em número de clientes (85% do total) e em consumos (cerca de 45% dos fornecimentos no mercado livre). Face a abril de 2016, a sua quota manteve-se em número de clientes e aumentou ligeiramente em consumo (0,3 pp).