MGM Resorts deixa de disponibilizar palhinhas de plástico nos EUA

MGM Resorts deixa de disponibilizar palhinhas de plástico nos EUA

O grupo hoteleiro e operador de jogo MGM anunciou que deixou de disponibilizar palhinhas de plástico nas suas cadeias de restaurante nos Estados Unidos (EUA) e que estas apenas serão dadas a pedido dos clientes, informa a Lusa.

“É nossa responsabilidade fazer a nossa parte para ajudar a eliminar estes detritos nos aterros sanitários e nos oceanos”, disse a vice presidente e diretora de sustentabilidade da MGM Resorts, Cindy Ortega, num comunicado divulgado ontem, dia 9 de julho. Este grupo hoteleiro e operador de jogo tem 19 resorts nos EUA e com esta nova medida a empresa acredita que “pode ter um impacto positivo no meio ambiente e nos oceanos”.

De acordo com a MGM, cerca de oito milhões de toneladas métricas de plástico acabam nos oceanos todos os anos, sendo que no ano passado as palhinhas de plástico foram o 11.º item de lixo não orgânico mais encontrado nos oceanos. Estas palhinhas podem demorar até 200 anos a decomporem-se no meio ambiente.

Em maio, o grupo começou um teste piloto e deixou de disponibilizar palhinhas de plástico em dois dos seus resorts e segundo o vice presidente de Estratégia de Alimentos e Bebidas da MGM Resorts International, Timothy Ryan, a resposta dos clientes foi muito positiva. “Decidimos treinar os nossos funcionários em todos os nossos resorts dos EUA para que deixem de servir de forma automática palhinhas descartáveis”, afirmou.

Ainda ontem, a Starbucks anunciou que vai eliminar as palhinhas de plástico de todos os seus estabelecimentos num prazo de dois anos, passando para papel, tornando-se a maior empresa de bebidas e restauração a fazê-lo.