Ministério do Ambiente apresenta investimentos de proteção do litoral

Ministério do Ambiente apresenta investimentos de proteção do litoral

Categoria Advisor, Agenda

O Museu Marítimo de Ílhavo, em Aveiro, recebe amanhã, dia 13 de março, pelas 15h30 a sessão de apresentação dos investimentos do Ministério do Ambiente, financiados pelo PO SEUR, na área da proteção do litoral, uma cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Nesta sessão, que conta com a participação da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e da secretária da Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, serão apresentados investimentos de proteção do litoral de norte a sul do país.

Neste âmbito, o PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) lançou 6 avisos para ações materiais e imateriais de proteção do litoral, tendo sido aprovados 47 projetos que correspondem a um investimento de 110 milhões de euros, com um financiamento comunitário do fundo de coesão de 88,5 milhões de euros.

Através destes investimentos serão intervencionados 65 km de faixa costeira, aumentando a resiliência do território fase à erosão costeira e garantindo que o litoral continue a ser uma fonte de riqueza.
Amanhã, será igualmente apresentada a empreitada de alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova – Vagueira, a qual assegurará a sustentabilidade e a manutenção de linha de costa a médio prazo, minimizando e mitigando os conflitos decorrentes do avanço das águas e antecipando os riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas.

Esta empreitada, orçada em 14,5 milhões de euros será comparticipada pelo PO SEUR em 5,2 milhões de euros, sendo o remanescente suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração do Porto de Aveiro.