Ministro da Economia assinala arranque do projeto de expansão do Parque Tanques da PRIO

by Inês Gromicho | 3 Outubro 2016 11:02

Para assinalar o arranque do projeto de expansão do Parque de Tanques, situado no Porto de Aveiro, a PRIO recebeu, no passado dia 30, sexta-feira, nas suas instalações, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Através de um investimento de 11 milhões de euros, a PRIO arranca agora com um projeto de expansão, que prevê o aumento de capacidade de armazenamento do parque de líquidos (gasolinas, gasóleos e biodiesel) e do parque de GPL (Gás de Petróleo Liquefeito).

No evento estiveram presentes inúmeras entidades do setor, nomeadamente, o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Fidalgo Caçoilo, o presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos António Neves Rocha, o Secretário-Geral da APETRO, António Comprido, o presidente da Associação Industrial de Aveiro, Fernando Paiva de Castro, e o presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, João Pedro Braga da Cruz.

Dois investimentos estruturantes para a PRIO que vêm reforçar a independência e competitividade da marca, afirmando-se, cada vez mais, como uma peça essencial do sistema logístico nacional.

Dividida em duas fases, a obra de expansão do parque de líquidos teve início em setembro e conta com um investimento de seis milhões de euros. A intervenção prevê um alargamento de 20 000m 3 do parque de líquidos, permitindo assim um aumento significativo da capacidade de armazenamento de gasolinas no porto de Aveiro.

O projeto conta ainda com a expansão do parque de Taras de GPL e com a constituição de um novo parque de armazenamento de garrafas e a granel em reservatórios, para aumentar a capacidade de armazenamento de GPL. Esta obra terá um investimento superior a 5 milhões de euros.

“Este é um projeto fundamental para o plano de expansão da PRIO e um investimento que consideramos essencial para reforçar o nosso posicionamento no mercado, aumentando a nossa capacidade de operação independente. Asseguramos mais ferramentas para continuar a servir os nossos clientes com combustível aos melhores preços, mantendo a nossa filosofia Top Low Cost“, refere Emanuel Proença, Administrador da PRIO.

“Mas o objetivo não é apenas servir a rede de postos PRIO. Com este projeto, a PRIO quer também reforçar as suas ferramentas para permitir um bom abastecimento do hinterland de Aveiro e de toda a região Centro do país. Com um parque independente, utilizado pelos principais players do setor, abastecemos o país com mais de 600 milhões de litros de combustíveis todos os anos. A PRIO é, de longe, o maior operador de granéis líquidos do porto de Aveiro e queremos continuar a crescer”, conclui Emanuel Proença.

A conclusão das obras de expansão do parque de líquidos e GPL está prevista para fevereiro de 2017 e dezembro de 2017, respetivamente.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/ministro-da-economia-assinala-arranque-do-projeto-de-expansao-do-parque-tanques-da-prio/