Ministro da Economia garante que Governo é “parceiro” no caminho da descarbonização
Esta quarta-feira de manhã, dia 14 de janeiro, o Ministro da Economia e Coesão Territorial realizou a sessão de encerramento do evento “Rumo ao net zero: Sines e os caminhos para a descarbonização da indústria”, organizado pela Fundação Repsol e pea Administração do Porto de Sines.
Manuel Castro Almeida, que também visitou os principais avanços do projeto ALBA no complexo industrial de Sines, enalteceu a escolha e confiança da Repsol para fazer este trabalho em Portugal, realçando que “Sines traz muitas vantagens como destino de investimento”.
Dizendo ainda que Portugal tem indicadores muito interessantes no “caminho da descarbonização”, como o facto de 71% da eletricidade consumida ser de origem renovável e do preço para consumo não doméstico ser 25% mais baixo do que a média europeia, o Ministro da Economia manifestou a “reindustrialização da economia portuguesa” para tornar o país ainda mais atrativo para o investimento privado.
“Do lado do Governo está um parceiro”, pois “queremos valorizar quem arrisca e quem inova” e “não criar problemas às empresas, mas sim deixá-las trabalhar”, frisou, acrescentando que o crescimento económico e a criação de riqueza são prioridades claras para o Executivo.
O evento desta manhã contou ainda com o patrocínio da Ordem dos Engenheiros – Região Sul e com a presença de diversos responsáveis da Administração do Porto de Sines e da Repsol.
Ler mais aqui:
Fundação Repsol: “Não existe transição energética sem transição industrial”