Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital visita o CEiiA esta quarta-feira

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital visita o CEiiA esta quarta-feira

Categoria Advisor, Agenda

Esta quarta-feira, dia 4 de março, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, vão realizar uma visita ao CEiiA. De acordo com a nota de agenda enviada às redações esta visita tem como principal foco o projeto: “Zonas Livres Tecnológicas” (ZLT).

O CEiiA tem desenvolvido trabalho no contexto dos veículos autónomos e drones, tendo em conta o trabalho desenvolvido na área das cidades e dos oceanos, bem como dos setores que cruzam estes dois contextos, como o automóvel e a mobilidade, a aeronáutica, o mar e espaço. A ZLT é definida como um espaço delimitado geograficamente na cidade para teste de novas tecnologias com o objetivo de analisar assimetrias sociais e potenciais impactos nas alterações climáticas.

No primeiro projeto piloto criado pelo CEiiA em Matosinhos foram até ao momento realizados três testes e demonstrações, como sejam:

  • Tecnologia 5G da NOS para demonstrar as potencialidades desta tecnologia com o uso de drones;
  • Tecnologia de controlo de estacionamento abusivo da portuguesa VisionWare, no âmbito de um projeto europeu com parceiros de Itália e França;
  • Plataforma de sustentabilidade AYR, onde o CEiiA pretende prever alterações de comportamentos com a recompensa das emissões evitadas nas deslocações mais sustentáveis para a aceleração da descarbonização das cidades.
Foto creditada pelo facebook do CEiiA